Portal dos Dragões
·24. Januar 2025
Portal dos Dragões
·24. Januar 2025
A crise que se instalou no Dragão resultou num registo negativo para o FC Porto, que, nesta quinta-feira, não se via há 60 anos, antes mesmo do longo período de liderança de Pinto da Costa. O clube dos azuis e brancos sofreu quatro derrotas consecutivas, algo que só se verificou durante o período do Estado Novo em Portugal.
Este cenário trágico começou em 2025, com a eliminação na Taça da Liga, após a derrota com o Sporting (1-0). A seguir, o Porto perdeu para o Nacional num jogo marcado por nevoeiro (2-0) e, no último domingo, sofreu uma derrota contra o Gil Vicente (3-1), o que levou à saída de Vítor Bruno. A estreia do treinador interino, José Tavares, na receção ao Olympiacos (0-1) na Liga Europa, apenas prolongou a sequência negativa.
Num período de cerca de duas semanas, o emblema da cidade Invicta conseguiu apenas um golo (marcado por Gonçalo Borges) e sofreu sete em 11 remates à baliza de Diogo Costa.
Para encontrar um registo de quatro derrotas consecutivas, é necessário recuar até à época de 1964/65, mais precisamente entre 8 de novembro e 2 de dezembro de 1964, quando o Porto sofreu derrotas contra a CUF (0-2), Académica (1-2), Sporting de Braga (0-2) e TSV Munique (0-1), com as três primeiras na I Liga e a última na Taça das Taças.