oGol.com.br
·11. Februar 2025
Artilheiro da Liga dos Campeões abre o caminho e Borussia sai na frente do Sporting
![Artikelbild:Artilheiro da Liga dos Campeões abre o caminho e Borussia sai na frente do Sporting](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.ogol.com.br%2Fimg%2Fnoticias%2F855%2FimgS620I744855T20250211214950.jpg)
oGol.com.br
·11. Februar 2025
O Borussia Dortmund precisou de 90 minutos para dominar o Sporting e encaminhar a classificação para as oitavas da Liga dos Campeões. Na primeira partida dos playoffs, o time alemão visitou os Leões, em Alvalade, e venceu por 3 a 0. Guirassy, artilheiro isolado da Champions, Pascal Gross e Adeyemi marcaram os gols aurinegros.
Na próxima quarta-feira (19), os dois times voltam a se encontrar no Signal Iduna Park para decidir o classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões.
O Borussia Dortmund começou o confronto com a posse e controlou o Sporting com um estilo de jogo cadenciado. Apesar de atuarem em casa, os Leões de Alvalade aceitaram o domínio inicial dos alemães e apostaram nas transições rápidas e verticais.
O Dortmund não conseguiu traduzir o volume ofensivo em chances de gol e acumulou uma posse de bola passiva. Confortável defensivamente, o time português colocou ao longo do primeiro tempo a sua estratégia em prática.
Aos 15 minutos, Francisco Trincão recebeu na entrada da área e finalizou para a defesa de Kobel. No lance seguinte, Maxi Araújo puxou o contra-ataque, arriscou de fora e acertou o travessão do Dortmund.
Os arremates de fora da área do Sporting ditaram o ritmo das criações do primeiro tempo. Mesmo com menor posse de bola, o time português conseguiu levar maior perigo do que os rivais.
Na reta final do primeiro tempo, o Dortmund tentou repetir a estratégia dos Leões e também arriscou de fora da área. O time alemão impôs os primeiros desafios contra a meta de Rui Silva.
O Dortmund aprendeu com a lição no primeiro tempo e voltou do vestiário com outra postura. O time aurinegro deixou de lado a troca de passes monótona e acelerou as suas criações no ataque.
Apesar do repertório limitado nas criações, o Borussia iniciou uma blitz e afunilou as suas jogadas em cruzamentos procurando Guirassy. Em resposta a pressão sofrida, o Sporting precisou colocar o seu artilheiro, Gyokeres, em campo para tentar diminuir o ímpeto adversário.
Entretanto, a entrada do artilheiro nórdico não intimidou o time alemão, que também tinha a sua disposição o seu próprio artilheiro. Aos 15, a marcação forte resultou em uma recuperação no campo de ataque. Sem pensar duas vezes, Julian Brandt cruzou no segundo poste e Guirassy subiu livre para mandar na rede, se tornando o artilheiro isolado da Liga dos Campeões.
O placar aberto forçou o Sporting a abandonar a postura defensiva e reequilibrar a posse de bola. Com maior presença ofensiva, o time português sofreu do próprio veneno e ofereceu o contra-ataque ao Borussia.
Guirassy deixou a área, recebeu lançamento na direita e trabalhou como garçom. O centroavante devolveu a assistência do primeiro gol e serviu para Pascal Gross completar nas redes: 2 a 0.
Na medida em que os gols saiam para o lado aurinegro, o desespero aumentava para o lado português. O Sporting tentou amenizar o prejuízo e ficou ainda mais ofensivo com a estreia de Biel, ex-Bahia. O atacante brasileiro entrou bem e ajudou no volume de jogo, mas não impediu a eficiência alemã.
Na reta final, Adeyemi puxou mais um contra-ataque fatal. O atacante arrancou pelo meio, abriu em Brandt e correu para o meio da área para empurrar a bola nas redes, fechando o placar em Alvalade.