
Manchester City F.C.
·12. Mai 2025
As finais de FA Cup vencidas pelo City

Manchester City F.C.
·12. Mai 2025
Ao longo de sua história, o Manchester já disputou 14 finais de Copa da Inglaterra, saindo como o campeão em 07 oportunidades. Abaixo, relembramos como foram os títulos dos Blues em uma das competições mais tradicionais do mundo do futebol.
No próximo sábado (17/05), o City enfrenta o Crystal Palace na grande final da Copa da Inglaterra 2024/25. Será a terceira decisão consecutiva da competição para os Blues, que venceram o Manchester United por 2 a 1 em 03/06/2023 e foram derrotados pelo United quase um ano depois, por 2 a 1, em maio de 2024. Até aqui, o City já disputou 392 partidas pela Copa da Inglaterra, com 208 vitórias, 71 empates e 113 derrotas, anotando 756 gols e sofrendo 466. A primeira decisão foi há mais de 120 anos, em abril de 1904...
No dia 23 de abril de 1904, os Blues levantaram sua primeira Copa da Inglaterra, ao derrotar o Bolton Wandereres pelo placar mínimo, com gol de Billy Meredith, em Londres. Mais de 60 mil pessoas presenciaram a história ao ver de perto o 1º título do Manchester City na tradicional copa doméstica.
Nossa segunda taça da Copa da Inglaterra viria 30 anos depois. Com dois gols de Fred Tilson, camisa 9 dos Blues à época, o City bateu o Portsmouth por 2 a 1, em Wembley, sob o comando do treinador Wilf Wild, para sagrar-se mais uma vez campeão da FA Cup.
Com gols de Bobby Johnstone, Joe Hayes e Jackie Dyson e sob a tutela do histórico treinador Les McDowall, os Blues derrotaram o Birmingham por 3 a 1 no estádio Wembley, com mais de 100 mil pessoas, e confirmou o 3º título de Copa da Inglaterra de nossa história.
Com jogadores históricos como Tony Book, Mike Summerbee, Colin Bell e Francis Lee, o City, mais uma vez em Wembley, bateu o Leicester com gol de Neil Young e ergueu sua 4ª taça de Copa da Inglaterra.
Foram 42 anos de jejum, mas o sofrimento em Wembley finalmente acabou com o gol do craque Yaya Touré, que nos deu o direito de comemorar nossa 5ª conquista da Copa da Inglaterra. Sob o comando do italiano Roberto Mancini e com nomes como Micah Richards, Mario Balotelli e Carlitos Tévez, o City sofreu, mas venceu o Stoke em uma decisão apertada e levou a FA Cup para o Etihad Stadium depois de muito tempo.
A temporada de 2018/19 foi inesquecível, com as conquistas da Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga inglesa. Na decisão da FA Cup, em Wembley, o City não tomou conhecimento do Watford e aplicou uma sonora goleada na grande final, com dois gols de Gabriel Jesus, dois de Sterling, um de Kevin De Bruyne e outro de David Silva. O público de mais de 85 mil pessoas em Londres presenciou uma atuação de gala e também a última partida do lendário capitão Vincent Kompany com as cores do Manchester City.
Em mais uma temporada histórica, o City de Guardiola caminhava rumo a uma inédita tríplice coroa e para isso precisava vencer a final da Copa da Inglaterra contra o maior rival, o Manchester United, em Wembley. Diante de mais de 83 mil torcedores, Gundogan abriu o placar para os Blues com menos de um minuto, ao pegar de primeira e marcar um lindo gol de fora da área. Bruno Fernandes empatou para o time de Old Trafford no 1º tempo, em cobrança de pênalti, mas Gundogan, de novo ele, marcou logo no começo da etapa final para decretar a vitória dos Blues e nossa 7º Copa da Inglaterra, na 1ª vez em que City e United se enfrentaram em uma decisão de FA Cup.