AS Roma-FC Porto: Inspiração em Pinto da Costa ajudará em Itália? | OneFootball

AS Roma-FC Porto: Inspiração em Pinto da Costa ajudará em Itália? | OneFootball

Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·20. Februar 2025

AS Roma-FC Porto: Inspiração em Pinto da Costa ajudará em Itália?

Artikelbild:AS Roma-FC Porto: Inspiração em Pinto da Costa ajudará em Itália?

Na quinta-feira, o FC Porto tentará garantir a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, ao enfrentar a AS Roma, com quem empatou a um golo na primeira mão do playoff, disputada na semana passada no Estádio do Dragão.

Esta deslocação a Roma ocorre após um período de emoções misturadas para a equipa, que conseguiu a primeira vitória na I Liga de 2025 ao vencer o Farense (1-0), no primeiro jogo após o falecimento do icónico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa no último sábado.


OneFootball Videos


Apesar de um desempenho recente frágil, com apenas duas vitórias em dez jogos em 2025, o FC Porto tem um historial positivo contra a AS Roma, nunca tendo sido eliminado em competições europeias em três encontros anteriores.

Excluindo o jogo da semana passada no Dragão, a última vez que as duas equipas se defrontaram foi na temporada 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Após um empate em casa, o FC Porto conseguiu vencer em Roma por 3-0, sendo essa a única vez que a equipa conseguiu avançar após um empate em casa na primeira mão.

Se vencer a AS Roma, o FC Porto irá enfrentar na próxima fase a equipa espanhola do Athletic Bilbau ou a Lazio.

O jogo entre a AS Roma e o FC Porto, que será arbitrado pelo francês François Letexier, está marcado para as 17h45 desta quinta-feira no Estádio Olímpico, em Roma.

Claudio Ranieri

Favoritismo: “Afirmo, desde o jogo da primeira mão, que está 50/50. Iremos enfrentar uma equipa muito boa, jovem e com um elevado nível técnico. Será um grande jogo.”

Eliminações de equipas italianas: “Estou sempre alerta em relação a qualquer oponente. O futebol é um desporto maravilhoso, em que nada é garantido. O resultado não é certo e o mais forte nem sempre vence.”

Estilo de jogo do adversário: “Precisamos de ter cuidado. Reitero, são uma equipa muito técnica, com um jogo vertical, e devemos estar muito atentos.”

Comentários de Ranieri sobre a arbitragem: “Quanto às declarações, não as li e prefiro não comentar. Não gosto de opinar sobre o que não li ou vi. Compreendo que é um treinador experiente, que sabe o que é o jogo e que pode criar um contexto que influencia algumas decisões do árbitro. O que desejo é justiça. Não quero que me ofereçam nada, apenas que o árbitro faça o seu trabalho. Não quero que se inventem cartões vermelhos ou penáltis que não existam. O que desejo é que se faça justiça no jogo.”

O que é necessário corrigir? “Há sempre aspetos a melhorar. Não sei se essa é a palavra mais adequada; também há coisas a modificar, pois se fizermos o mesmo que no primeiro jogo, não teremos vantagem. Gosto deste tipo de jogos, pois na segunda mão é possível fazer ajustes que podem fazer a diferença.”

Como está a equipa para amanhã? “É sempre crucial marcar primeiro. Seria um início ideal. Já vimos no último jogo em casa que a AS Roma é um adversário forte, com bons jogadores, que pode se impor no jogo e em cada duelo. Os primeiros minutos serão intensos, pois eles irão tentar marcar primeiro. Estamos preparados para o nosso jogo, treinámos bem. Esperamos que amanhã as coisas corram como planeado, para que possamos ter um bom desempenho.”

Artikelbild:AS Roma-FC Porto: Inspiração em Pinto da Costa ajudará em Itália?
Impressum des Publishers ansehen