MundoBola Flamengo
·6. Januar 2025
MundoBola Flamengo
·6. Januar 2025
A estreia no Cariocão está próxima, e o Mengão encara o Boavista no sábado (11). Mas o time será bem diferente do que o torcedor está habituado. A equipe principal será levada por Filipe Luís aos EUA para mais uma pré-temporada no exterior. Por isso, o time inicia o Estadual com jovens da base liderando a lista de inscritos na competição.
As primeiras rodadas serão com os Garotos do Ninho, e o clube já divulgou a lista dos jogadores que participam do início da trajetória do clube em jogos oficiais no ano. Pensando nisso, o MundoBola inicia uma série de matérias apresentando os atletas de cada posição.
Nessa segunda-feira (6), os quatro goleiros inscritos para o Campeonato Carioca serão os primeiros, e a reportagem traz detalhes dessas peças que chegam com fome de mostrar serviço e, quem sabe, cavar minutos com Filipe Luís durante a temporada.
O arqueiro se consolidou durante a temporada 2024 sendo titular no título da Libertadores Sub-20. Ele conhece bem o clube, chegando ainda no Sub-15, em 2019. Foi em 2023 que chegou aos Sub-20, mas na equipe B, até que na temporada passada, teve ótimas atuações no time principal, se credenciando ao momento atual de chance no time principal.
Ele deixou Cachoeiro de Itapemerim ao se destacar pelo Basileia, time do bairro, sendo descoberto por olheiros. Athletico e Vasco também se interessaram, mas foi o Flamengo quem ligou primeiro. Com 1,97, ele se destaca por pegar pênaltis. Não é à toa que seus ídolos são Julio Cesar e Diego Alves, que também se destacavam no quesito. No ano passado, ele jogou a Copinha, enquanto Caio Barone fazia pré-temporada nos EUA. Agora, é sua vez de ter chances no profissional, ainda que em equipe alternativa.
Dyogo Alves talvez seja o nome mais conhecido. Não pela similaridade sonora no nome com o ídolo campeão da América em 2019, mas por sua história no clube. Trata-se de um dos sobreviventes da Tragédia no Ninho do Urubu.
O jogador assumiu a titularidade do time Sub-20 após a saída de Kauã Santos, e em 2024, já vinha ficando no banco de reservas no time profissional, sendo opção ao lado de Matheus Cunha. Por ter chegado primeiro ao profissional, é opção para iniciar o torneio como titular.
Um ano antes, em 2023, ele foi herói do título brasileiro da categoria, contra o Palmeiras, em Volta Redonda. A decisão foi para as penalidades, e Dyogo defendeu a cobrança derradeira com o pé, garantindo o título flamenguista.
Após a conquista, ele exaltou todos que se foram na Tragédia, desabafou ao afirmar que Deus não quis o levar e mostrou saudade dos companheiros.
"(A conquista) me faz pensar por eles, porque todos eles queriam estar aqui e ter uma oportunidade dessa. Sei que eles estão num lugar melhor que a gente, não tenho dúvida disso. Deus não quis me levar naquela hora, queria me deixar para eu fazer história ou com a camisa do Mengão, ou por outro clube", disse.
Outra opção para o gol no Cariocão é Andrew, com apenas 17 anos e 1,90 m de altura. O atleta trabalhou com Filipe Luís no Sub-17 e vive expectativa por oportunidades na equipe de cima.
Andrew já havia participado de um treino do time principal com Filipe Luís, o que classificou como algo muito marcante na sua trajetória. O jogador é mais um a ter Diego Alves como grande inspiração, e em entrevista ao Lance, destacou sua felicidade pela oportunidade de jogar o Carioca.
"Desde que as competições na base acabaram, eu iniciei a minha preparação para a Copinha. Quando fiquei sabendo que iria jogar o Carioca, foi uma sensação única. Fiquei muito, mas muito feliz mesmo. Todos os jogadores sonham em jogar num clube grande, principalmente no Flamengo, que tem uma torcida fantástica. Acredito que tenha sido a melhor sensação que tive na minha carreira, até o momento", diz.
Eduardo Jun chegou em 2023 após se destacar pela base do Avaí. Ele reforçou o Sub-16 naquela temporada, chegando com apenas 16 anos. Ele foi avaliado durante a Copa Votorantim e no Catarinense.
Com 1,90 m, sua principal característica é o jogo com os pés, muito solicitado pelos técnicos hoje em dia, que desejam que a saída de bola já se inicie com a participação do goleiro. Antes de chegar, ele viveu período de avaliação no Flamengo, e então, foi contratado em definitivo.