Mercado do Futebol
·26. Dezember 2024
Mercado do Futebol
·26. Dezember 2024
Com o fim de 2024 e as vitórias de Racing e Botafogo, na Copa Sul-Americana e Libertadores respectivamente, a Conmebol se prepara para a próxima temporada, a de 2025, que já inicia com o embate dos dois clubes citados na Recopa Sul-Americana 2025. Além disso, seus principais torneios já se iniciam com as fases preliminares em janeiro.
Ao mesmo tempo, a entidade avalia mudanças para o futuro, com a intenção de tornar as competições mais atrativas. Segundo informações da Itatiaia Esportes, existe um interesse da atual cúpula da Conmebol em no futuro adicionar a MLS e a Liga MX na Libertadores. A Conmebol também está observando “com atenção” o novo formato da Champions League. Esse seria um modelo que poderia adicionar os times da MLS e da Liga MX na Libertadores, regionalizando os confrontos.
Qualquer mudança no formato da Libertadores só deverá ocorrer a partir de 2027. Até 2026, os contratos atuais de direitos de transmissão, e boa parte dos acordos comerciais, estão fechados com valores pagos agregados ao modelo de disputa atual. Esse é um ponto decisivo do por que não se pode mudar agora o sistema de classificação ou o de disputa.
O retorno dos clubes mexicanos ao torneio pode impactar diretamente na quantidade de vagas para os clubes brasileiros e argentinos em ambas as competições Conmebol. Entre os anos de 2000 e 2016, tivemos a presença dos clubes da América do Norte, mas apenas o Pachuca se sagrou campeão sul-americano, em 2006.