Leonino
·30. April 2025
Delfim demarca-se de opinião que gera controvérsia no Sporting: "Só faz sentido se..."

Leonino
·30. April 2025
Delfim, antigo jogador do Sporting, acredita que Rui Borges deve arriscar tudo no próximo encontro, não pensando no dérbi com o Benfica
|
Morten Hjulmand está em risco para o dérbi com o Benfica. Com dez amarelos no campeonato, o capitão do Sporting não joga na Luz, caso seja admoestado frente ao Gil Vicente. O caso faz correr muita tinta e Delfim, antigo jogador dos leões, acredita que o médio deve jogar com os Minhotos - contrariamente a outras opiniões do universo leonino.
"O jogador quer sempre jogar, isso é uma questão que não se põe e do compromisso que o próprio jogador assume perante essa vontade, primeiro de jogar e, logicamente, partindo do pressuposto que tudo fará para não ser advertido com o cartão, mas é algo que está longe de estar garantido. E cada jogo é um jogo, cada lance é um lance e os árbitros interpretam os mesmos lances muitas vezes de forma diferente e pode, logicamente, correr mal", disse ao jornal A Bola.
Delfim reconhece que este dilema envolve muitas variáveis e que, apesar da boa vontade do jogador em evitar o cartão, o risco está sempre presente. A tensão psicológica de jogar sabendo que se corre o risco de falhar um jogo tão importante como o dérbi pode influenciar o desempenho do jogador. No entanto, acredita que a decisão de jogar Hjulmand não pode ser apenas sobre o risco de suspensão, mas também sobre a importância do próximo encontro: "Ter mais precaução, tudo isso são condicionantes impostas logo antes do jogo iniciar e que para o foco que tem contra o adversário, mas esquecem-se que o Gil Vicente não está ganho".
Para Delfim, a decisão de Rui Borges deveria ser clara. "Punha o jogador. Só faz sentido o jogo com o Benfica se vencer o Gil Vicente. Eu corria o risco, se tenho um jogador para substituir Hjulmand contra o Gil Vicente, esse mesmo jogador tem todo o mérito também de ter oportunidade contra o Benfica e vai ter motivação extra, é um jogo grande grande, uma montra, portanto, os índices motivacionais aumentam consideravelmente, sem desprimor ao Gil Vicente".
Delfim também alertou para a intensidade da luta pelo título, com as equipas a estarem muito equilibradas e a dar respostas fortes, como se viu na última jornada, na qual o Sporting goleou o Boavista por 5-0, segurando a liderança do campeonato.