Leonino
·7. April 2025
Especialista de arbitragem analisa casos do Porto - Benfica! Consequências para o Sporting...

Leonino
·7. April 2025
Disputou-se, no passado domingo, dia 6 de abril, o clássico entre Porto e Benfica, a contar para a 28ª. jornada da Liga Portugal Betclic. A formação de Lisboa venceu a partida por 4-1, e no final do jogo, Duarte Gomes, antigo árbitro, analisou os casos de arbitragem do encontro.
O jogo teve como juiz da partida o árbitro João Pinheiro, e o VAR foi Tiago Martins. Um jogo complicado para a equipa de arbitragem, onde Duarte Gomes acaba por apontar apenas dois erros de julgamento por parte do conjunto disciplinar.
O primeiro ocorreu aos 37 minutos de jogo, quando um jogador do Porto cometeu infração sobre um rival: "João Mário devia ter visto o amarelo por infração antidesportiva sobre Carreras. O lateral escolheu derrubar o adversário, de forma deliberada e sem bola jogável, apenas para o impedir de sair a jogar", escreveu Duarte Gomes.
O outro lance aconteceu aos 86 minutos da partida, de novo, com cartão amarelo a ficar no bolso do árbitro: "Schjelderup caíu com aparato na área adversária na sequência de desarme legal, na bola, de Nehuen Perez. O avançado sueco arriscou a advertência por simulação", escreveu o antigo juiz.
Sendo assim, segundo Duarte Gomes, a equipa de arbitragem teve um bom desempenho, numa partida que é, habitualmente, difícil de arbitrar, e ainda mais de controlar. Com o Sporting muito atento à disputa, o antigo árbitro apontou dois erros a João Pinheiro, que se prendem com dois cartões amarelos - um para cada equipa - que ficaram por mostrar.