MundoBola Flamengo
·26. Februar 2025
Flamengo entre principais formadores para 5 grandes ligas europeias

MundoBola Flamengo
·26. Februar 2025
Obtendo sucesso nos últimos anos em vendas de jogadores para grandes centros, o Flamengo ficou posicionado no 11º lugar em ranking do CIES Football Observatory sobre equipes que mais exportaram atletas para as cinco principais ligas da Europa, com 34 nomes. Considerando apenas os times brasileiros, o Rubro-Negro ocupa a segunda colocação, atrás do São Paulo — que tem 37.
➕ Crias do Flamengo registram encontro após marcarem na Premier League
A lista não leva em consideração equipes que atuam nas cinco principais ligas do futebol, apenas aqueles de fora que exportaram para elas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). O líder é o Ajax, com 72 jogadores, que jogaram mais de 425 mil minutos e marcaram 480 gols.
O Flamengo, que exportou 34 atletas para essas ligas, viu suas crias atuarem por pouco mais de 167 mil minutos, com 259 gols marcados. O time que mais viu ex-atletas marcarem, curiosamente, foi o terceiro colocado River Plate-ARG — e por uma boa margem: 1029 contra 799 do Sporting-POR, segundo no ranking de vendas.
O Rubro-Negro, inclusive, só não ocupa o top-10 devido ao critério de desempate (quantidade de minutos em campo). Feyenoord-HOL e Anderlecht-BEL, respectivamente nono e décimo colocados, também somam os mesmos 34 atletas vendidos, assim como o Partizan-SER.
Entre os brasileiros, 16 clubes ocupam alguma posição no ranking. São eles: São Paulo (7º), Flamengo (11º), Corinthians (17º), Grêmio (20º), Santos (23º), Fluminense (29º), Internacional (30º), Cruzeiro (34º), Palmeiras (39º), Atlético-MG (42º), Athletico-PR (46º), Coritiba (58º), Vitória (64º), Botafogo (67º), Guarani (69º), e Vasco (71º).
O top-20, considerando todos os times fora das cinco principais ligas, ficou com: Ajax, Sporting, River Plate, Boca Juniors, Benfica, 1860 München-ALE, São Paulo, Dinamo Zagreb-CRO, Feyenoord, Anderlecht, Flamengo, Partizan, Hajduk Split-CRO, Vélez Sarsfield-ARG, Newell's Old Boys, Crvena Zvezda-SER, Corinthians, Cannes-FRA, Defensor-URU e Grêmio.