MundoBola Flamengo
·27. Februar 2025
Flamengo estreia na Libertadores Sub-20 neste sábado; relembre título de 2024

MundoBola Flamengo
·27. Februar 2025
O próximo sábado (1º) reserva a disputa do jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Vasco, mas representa bem mais que isso para a base do Flamengo, com o início da Libertadores Sub-20. Depois de conquistar a competição de maneira invicta em 2024, o clube parte em busca do bi contra o Olimpia-PAR, às 19h (horário de Brasília).
A competição, disputada no Paraguai, reúne três grupos de quatro times cada, e o Rubro-Negro está no A — junto a Olimpia, Danubio-URU e O'Higgins-CHI. Antes do início do torneio, porém, o MundoBola Flamengo relembra a campanha que terminou com o título no ano passado, ainda sob comando de Mário Jorge.
No estágio inicial da competição, o Flamengo passou com 100% de aproveitamento. Primeiro, fez 1 a 0 no Defensor-URU, gol de Wallace Yan; depois, derrotou o Aucas-EQU por 2 a 1, com tentos de Wallace Yan e Iago. Por fim, o Mais Querido goleou o Sporting Cristal por 4 a 1, cortesia de Wallace Yan (dois), Iago (de pênalti) e Felipe Teresa.
Com os resultados, o Mengão passou em primeiro no Grupo C, com nove pontos. O Aucas foi o segundo, com seis, enquanto o Defensor ficou com três. O Sporting Cristal, que perdeu todos os jogos, segurou a lanterna, zerado.
Para a segunda fase, última antes da final, classificam-se os vencedores de cada grupo, além do melhor segundo colocado. Os confrontos, então, ficaram formados por Boca Juniors x Aucas de um lado, Rosario Central x Flamengo do outro. E as camisas mais pesadas acabaram levando a melhor.
Enquanto o Boca Juniors derrotou o Aucas por 2 a 1, o Flamengo passou pelo Rosario Central com o mesmo placar. Pela primeira vez, Wallace Yan não foi às redes, e os dois gols couberam ao zagueiro Iago (um deles novamente de pênalti).
Por fim, veio a final contra o Boca Juniors. No dia 17 de março, o Rubro-Negro conquistou seu primeiro título da Libertadores Sub-20 com uma vitória por 2 a 0, gols de Shola e Lorran — este já nos acréscimos. Em um final de tirar o fôlego, o meia evitou a decisão por pênaltis e coroou a virada do Flamengo. Ignacio Rodriguez havia aberto o placar ainda aos quatro minutos de jogo.
Com o técnico Mário Jorge (hoje na base da seleção da Arábia Saudita) no comando, o Flamengo entrou em campo naquele jogo com: Lucas Furtado; Lucyan, Iago, Carbone e Zé Welinton; Rayan Lucas, Caio Garcia e Lorran; Wallace Yan, Shola e Weliton. Saíram do banco: João Victor, Jean Carlos, Daniel Rogério, Pedro Estevam e Victor Silva.
Ao longo da campanha, alguns jogadores se destacaram como os principais condutores do Flamengo ao título. Wallace Yan e Iago, com quatro gols cada, foram os artilheiros da competição. Shola tambén brilhou, com participações e gols importantes no mata-mata. O nigeriano foi às redes contra Rosario Central e Boca Juniors.
Por fim, o meia Lorran terminou como o grande herói do título, principalmente devido à atuação na final. Responsável pela assistência para o gol de Shola, que igualou o placar, o jogador surgiu nos acréscimos para anotar o segundo e garantir a primeira taça da Libertadores Sub-20 ao Rubro-Negro.
Em relação às assistências, o equilíbrio foi marcante. Oito jogadores deram passes para gols ao longo da campanha, mas nenhum deles conseguiu fazê-lo mais de uma vez. São eles: Zé Welinton, Shola, Caio Garcia, Daniel Rogério, Wallace Yan, Victor Silva, Lorran e Lucyan.
Após a estreia contra o Olimpia, no próximo sábado, o Flamengo enfrenta o Danubio na terça-feira e fecha a participação na fase de grupos contra o O'Higgins, no dia 7 de março (uma sexta-feira).
Live