Coluna do Fla
·10. Februar 2025
Flamengo inicia processo para implementar votações e reuniões à distância do CoDe
![Artikelbild:Flamengo inicia processo para implementar votações e reuniões à distância do CoDe](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fcolunadofla.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F07%2Fsede-flamengo-gavea.jpg)
Coluna do Fla
·10. Februar 2025
O Conselho Deliberativo do Flamengo iniciou o processo para implementar votação e reuniões à distância nesta segunda-feira (10). Os sócios terão 15 dias, até o dia 25 de fevereiro, para apresentação das emendas antes dar continuidade ao processo.
É importante destacar que a implementação de voto à distância está relacionada exclusivamente à votação do Conselho Deliberativo do Flamengo. Ou seja, apenas questões que envolvem o CoDe os sócios poderão aderir ao voto de forma híbrida.
Apesar de o processo para voto à distância não ter relação com as eleições gerais do Flamengo, para presidente e vice-presidente do clube, a tendência é que as normas também sejam mudadas nos próximos anos. O início da mudança no Conselho Deliberativo é visto como um pontapé inicial para implementar reuniões e votações à distância em outros conselhos.
Vale lembrar que o Flamengo utilizou o método de urnas eletrônicas na última eleição presidencial do clube, no final de 2024. Na ocasião, o Rubro-Negro usou tal método pela primeira vez na história, após aprovação interna dos sócios no Conselho Deliberativo.
Agora, a ideia do Flamengo, principalmente do presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, é dar mais oportunidade para os sócios que não podem ir à Gávea participar das reuniões e votações. Portanto, caso o CoDe aprove a mudança, a tendência é que a nova medida seja apoiada por outros conselhos.