MundoBola Flamengo
·24. Februar 2025
Flamengo terá semanas livres até fim de março

MundoBola Flamengo
·24. Februar 2025
Depois de vencer o Maricá no último sábado (22), pela rodada final da Taça Guanabara, o Flamengo voltará a ter uma semana livre para treinar antes de encarar o Vasco, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. E não é a primeira vez que Filipe Luis tem tempo para trabalhar com o elenco, já que a semana anterior também ofereceu dias livres de preparação.
E não para por aí: entre os jogos de ida e volta da semifinal, o Rubro-Negro novamente voltará a ter sete dias livres no cronograma. Naturalmente, os períodos são vitais para que as equipes atinjam o melhor nível técnico e tático, além do fato de que o controle de minutagem privilegia a parte física dos atletas.
Curiosamente, no entanto, essa é uma reclamação muito frequente no futebol brasileiro em momentos mais afunilados da temporada. Um dos debates mais constantes sobre a reorganização do calendário é um possível fim dos Estaduais, mas o tamanho das competições não é a única questão.
Ainda que as semanas livres de trabalho sejam importantes neste início de ano, o foco das equipes está em competições maiores, como Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. E, justamente no período mais importante para os times, o calendário aperta de vez e as semanas cheias se acumulam.
Com pouco tempo para trabalhar e muitos jogos em sequência, o resultado é uma série de partidas de nível técnico questionável, tanto pela falta de treinos quanto pela exaustão física dos jogadores. Além disso, ainda há a Data Fifa, que desfalca os principais clubes do país algumas vezes ao longo do ano (como o Flamengo já sabe há algum tempo).
A alteração de datas dos Estaduais, que começaram no início de janeiro e agora oferecem semanas livres de trabalho, faz-se necessária nesse contexto. Afinal de contas, enquanto as equipes eliminadas seguirão treinando até o início do Brasileiro, aqueles que seguem nas disputas só vão virar o foco para o nacional depois.
Além disso, a extensão das competições comprova que é possível fazer um torneio aglutinado nos primeiros meses para oferecer uma regularidade maior de semanas livres. Ao invés de concentrá-las no período menos importante do ano, essa mudança permitiria treinos e descansos mais regulares ao longo de uma temporada inteira.
Com a semana tranquila pela frente, o Flamengo se prepara para encarar o Vasco, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, no próximo sábado (1º). Ainda sem horário definido, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) convocou um encontro com representantes dos quatro semifinalistas, e uma decisão deve ser tomada na próxima terça.
Live