Chelsea Fans Brasil
·3. Januar 2025
Chelsea Fans Brasil
·3. Januar 2025
Enzo Maresca esteve frente a frente com a imprensa nesta sexta-feira [03/01], antes da partida do final de semana contra o Crystal Palace pela Premier League.
Os Blues vêm de uma sequência de três partidas sem vencer na Premier League, com um empate sem gols com o Everton e derrotas para Fulham e Ipswich Town.
Apesar do momento ruim, Enzo Maresca falou sobre o retorno de Reece James ao time, a janela de transferências o estado dos demais lesionados.
“Reece [James] está de volta. Romeo [Lavia] está muito perto, ele começou a trabalhar conosco. De resto, não há nenhuma atualização. Kiernan [Dewsbury-Hall] ainda está fora. Infelizmente, Wes [Wesley Fofana] ficará fora por muito tempo. Benoit [Badiashile] ficará fora até pelo menos fevereiro. Portanto, as únicas duas grandes atualizações são sobre Wes Fofana e Benoit, mas ambos ficarão fora por muito tempo.” “Não no momento [nenhum requer cirurgia]. Com certeza, não Benoit. Para Wes, não no momento.”
A janela de transferências está aberta e o Chelsea pode buscar alternativas no mercado para se reforçar para a segunda metade de temporada.
No entanto Enzo Maresca não deu pistas sobre uma possível ida do clube ao mercado para buscar reforços.
“Veremos, agora o foco está no jogo de amanhã, que é um jogo importante como o resto, então o foco é apenas amanhã, mas com certeza esses dois jogadores vão ficar fora por um longo tempo, então veremos.”
Reece James esteve no banco de reservas contra o Ipswich Town, porém não entrou em campo.
Enzo Maresca falou sobre o retorno do capitão e a possibilidade de dar minutos em seu retorno de lesão.
“Ele [Reece James] está de volta, no último jogo contra o Ipswich ele estava conosco apenas para estar conosco no elenco; o plano era não lhe dar nenhum minuto. Amanhã é diferente, podemos dar minutos a ele, então espero que todos saibamos o quão importante este jogo é para nós, então espero que ele possa ter minutos muito em breve.”
Enzo Maresca cravou que o Chelsea não era um postulante ao título da Premier League, antes da equipe ter uma queda de resultados e se afastar do líder Liverpool.
O treinador explicou a situação da equipe e seus pensamentos por trás da afirmação.
“Sim, mas não precisei esperar perder um jogo para entender isso, esta é a razão, e eu sempre disse o mesmo, gostaria de lhe dizer.” “Estamos lá porque é algo bom, não é algo ruim estar na corrida pelo título, mas a razão pela qual eu disse isso é porque não acho que estávamos prontos. Não estamos prontos e, como eu disse, não precisei esperar perder dois jogos seguidos para provar a mim mesmo ou a você que estava.”
O Chelsea teve uma queda brusca de resultados nas últimas três partidas, não conseguindo vencer três adversários teoricamente mais fracos.
Ele falou sobre suas preocupações sobre a queda na forma da equipe e como pode estar firme na briga para terminar a temporada entre os quatro primeiros colocados da Premier League.
“Estou sempre preocupado, mesmo quando ganhamos jogos, mas não acho que seja uma má forma, acho que é apenas analisar jogo a jogo, contra o Fulham estávamos vencendo por 1 a 0 até 82-83 minutos e depois sofremos dois gols. O Ipswich provavelmente não foi o nosso dia em termos de, não sei quantas chances criamos, chances claras, mas provavelmente o desejo deles de não sofrer gols e vencer o jogo era maior do que nós.” “Não só neste fim de semana, nos próximos 19 jogos é importante que estejamos lá [entre os quatro primeiros], eu já disse muitas vezes que não acho que um de nós nesta sala espera que estejamos onde estamos agora no início da temporada. Isso significa que a equipe está indo muito bem, mas agora temos a segunda parte pela frente.” “Temos que continuar a fazer isso sabendo que seremos os primeiros novamente, esperamos ser os segundos novamente, mas também podemos ser quinto ou sexto na tabela, sem pânico, é apenas uma questão de ver no final da temporada onde estamos.”
O Chelsea vinha de uma boa sequência de vitórias até chegar ao empate com o Everton e a derrota para o Fulham. Questionado se os resultados adversos afetaram o clima do natal da equipe, Maresca disse:
“Não, absolutamente, não gostamos de perder jogos. Não gostamos de perder pontos, mas isso não vai afetar nossa jornada porque todos sabemos, estamos cientes de que durante a temporada você vai perder jogos.” “Como eu disse, terminamos a primeira parte da temporada, agora vamos começar a segunda parte, pensando que novamente vamos ganhar jogos, vamos perder jogos, mas o importante é ver como a equipe está melhorando jogo a jogo, e coisas que podemos fazer melhor.” “E não se esqueça de que esta é apenas uma jornada que começou há cinco ou seis meses, então não foi há cinco anos, ou seis anos atrás, eles ainda são times que estão juntos há cinco ou seis anos, e ainda estão lutando para ganhar títulos, principalmente, e começamos há cinco ou seis meses.” “Sim [é por isso que não estamos brigando pelo título], mas você não precisa apenas de bons jogadores, eu disse muitas vezes, para mim o talento não é suficiente para ganhar futebol. Você precisa adicionar mais coisas, coisas que estamos adicionando, como se tornar um time em um momento difícil, e a diferença entre nós e, eu disse, City, Arsenal, Liverpool, é que nesse aspecto eles estão mais prontos e equipe do que nós, e nós estaremos lá, espero que em breve.”
O Crystal Palace não foi um adversário fácil para o Chelsea em Stamford Bridge, com as equipes ficando no empate em 1-1.
Enzo Maresca falou sobre o que espera do adversário londrino nesta rodada da Premier League.
“Jogo difícil, como você diz, até o último jogo para nós foi difícil. São todos jogos difíceis, especialmente lá, no estádio deles, eles são bem claros sobre o que fazem, já que o técnico está lá, também sem a bola.” “Eles são muito agressivos, é uma equipe que, se você puder vê-los em transição, eles podem te punir, então precisamos gerenciar as duas fases, quando atacamos e quando defendemos.”
O jovem zagueiro Aaron Anselmino foi contratado pelo Chelsea no início da temporada, porém permaneceu emprestado ao Boca Juniors.
Para a segunda metade da temporada, o Chelsea encerrou o período de empréstimo do jogador, o integrando no elenco de Enzo Maresca.
O treinador falou sobre a chegada do jovem zagueiro e como ele pode contribuir caso permaneça no clube para o restante da campanha.
“Ele [Anselmino] é outro talento, outro bom jogador, agora o mais importante é que ele chegue aqui e se adapte, comece a encontrar uma casa, se estabelecendo da maneira certa.” “Então precisamos dar tempo a ele, porque quando você vem da outra parte do mundo, você precisa se adaptar, você precisa ver um novo mundo, uma nova cultura, mas com certeza vamos tentar ajudá-lo a se adaptar o mais rápido possível.” “Não, no momento o plano é mantê-lo aqui, permitir que ele trabalhe conosco e depois tomar uma decisão.” “Não, se ele está aqui é porque achamos que ele é um bom jogador e ele pode nos ajudar. Mas com certeza ele é muito jovem e vem da Argentina, cultura completamente diferente, futebol diferente, nível diferente. Então ele precisa de tempo para isso.”
O Chelsea venceu apenas um dos quatro jogos onde Romeo Lavia foi ausência por lesão.
Enzo Maresca não creditou o impacto das derrotas na ausência do jogador, mas ressaltou a sua importância,
“No mês passado, mas provavelmente ganhamos mais jogos sem Romeo [Lavia] anteriormente. Romeo, não importa se ganhamos ou perdemos jogos, todos nós consideramos Romeo um jogador de ponta, mas o mais importante para esse tipo de jogador é estar em forma, então não há dúvida de que quando Romeo está em forma, ele é o melhor jogador. Só precisamos tentar entender como podemos ajudá-lo a não se machucar.” “Não, acho que o futebol tem tudo a ver com jogadores. Podemos ter a melhor ideia, mas se você não tem jogadores, você luta. Romeo para nós é um jogador de ponta e com certeza com Romeo somos um time melhor, mas quando Romeo não está lá, precisamos também administrar esse tipo de jogo. Acho que desde que começamos, ganhamos jogos sem Romeo.” “Perdemos um jogo sem Romeo, mas com certeza se você me perguntar que somos um time melhor com Romeo, mas não apenas com Romeo, somos um time muito, muito, muito, muito melhor com Reece James. Portanto, é tudo sobre jogadores, não é sobre… Mais uma vez, posso dar aos jogadores as ferramentas, como eles devem se comportar com certeza 100%, mas se eles não forem bons o suficiente, posso dar a eles todas as ferramentas que tenho, mas se eles não forem bons o suficiente, não vamos ganhar jogos.”
Enzo Maresca também confirmou que o zagueiro Wesley Fofana pode ser um desfalque para a equipe pelo restante da temporada, sendo uma grande baixa.
“Infelizmente, ele [Wesley Fofana] pode ficar fora da temporada, então não sabemos exatamente durante toda a temporada, mas infelizmente ele pode ficar fora durante parte da temporada. E estamos juntos aqui desde que começamos, e toda vez que você me pergunta sobre Wes, eu disse muitas vezes que estou apaixonado por Wes.” “Não, foi a primeira atualização, a primeira informação que tivemos, mas depois de fazer testes percebemos que era pior do que pensávamos no início. Sim, é no tendão e, infelizmente, vamos perdê-lo por um tempo.” “Não acho que esse tipo de lesão possa ser comparado ao resto, porque este é muscular e acho que anteriormente ele nunca teve nenhum problema de lesão, nenhum problema muscular.” “Portanto, é um tipo completamente diferente de lesão. É um pouco azarado, mas ele estará de volta e estará de volta bem do jeito que estava antes de se machucar.” “Eu estava apaixonado por Wes, também porque Wes é aquele tipo de zagueiro que lhe dá a chance de pressionar e ser agressivo e deixá-lo 1v1 com Watkins em campo.” “Fizemos exatamente o mesmo quando Wes se machucou com Benoit Badiashile, 1v1 com Solanke em campo, e eles podem lidar com isso, e é muito difícil encontrar esse tipo de zagueiro, mas agora, infelizmente, ambos estão lesionados. Estamos tentando encontrar soluções diferentes, mas com certeza para nós Wes é uma grande perda.”
O objetivo do Chelsea nesta temporada é de terminar entre os quatro primeiros colocados para retornar à UEFA Champions League na próxima temporada.
Enzo Maresca se mostrou confiante para alcançar o objetivo do clube.
“Estamos lá [no top4], na primeira parte da temporada. Estivemos lá quase desde que começamos todos os jogos, precisamos melhorar muitas coisas, mas com certeza vamos tentar estar lá no final da temporada.” “Eu já disse muitas vezes, tenho que ser honesto, quando conheci o clube, eles nunca me pediram para estar entre os quatro primeiros [para ir para] a Liga dos Campeões nesta temporada. Eles me disseram que querem construir em dois, três, quatro, cinco anos um time que possam lutar pelo título, mas nunca me disseram no próximo ano que precisamos estar na Liga dos Campeões.” “Agora, com certeza, vou dizer que se estivermos na Liga dos Campeões na próxima temporada, estamos todos felizes, porque é onde o clube tem que estar.” “Não, no meu plano não estou pensando em junho, não acredito no futuro para ser honesto, porque posso imaginar em setembro jogando na Liga dos Campeões, mas se eu não ganhar jogos, então não acredito no futuro.” “Porque sim, posso imaginar ganhar o jogo e depois se não ganharmos, ou posso imaginar perder o jogo e depois se ganharmos, então para mim o futuro é falso, mas não só o futebol, é a minha ideia sobre tudo.” “Com certeza você tem um sonho ou um desejo e se você me perguntar com certeza é trazer este clube para a Liga dos Campeões ou competir pelo título, como quando eu era um Leicester na Championship. Meu sonho era trazer esse clube para a Premier League, porque é um clube que pertence à Premier League e para o Chelsea é exatamente o mesmo, meu sonho é trazer esse clube, mas o futuro é um pouco falso.”
Nicolas Jackson marcou contra o Crystal Palace em Stamford Bridge, porém vem de atuações ruins pela equipe.
Maresca falou sobre onde o atacante pode melhorar para seguir contribuindo com gols para a equipe.
“Ele [Nicolas Jackson] pode fazer muitas coisas melhor, ele já está indo muito bem, como você disse, ele provavelmente marcou nove gols e no ano passado ele marcou 14, então ele marcou a maioria dos gols que marcou no ano passado. Então, espero que ele possa marcar mais gols, ele pode nos ajudar, mas estamos completamente felizes com Nico e a razão pela qual ele não jogou o último jogo contra o Ipswich é porque também temos mais jogadores que podem nos ajudar.”
Ben Chilwell não vem sendo aproveitado por Enzo Maresca e pode sair do clube em janeiro. Enzo Maresca falou sobre a possível saída do lateral, assim como o futuro de Dewsbury-Hall.
Impressum des Publishers ansehen“Não faço ideia, para ser honesto. Em termos de janela de transferências, geralmente há jogadores que provavelmente vão sair, mas não tenho certeza no momento.” “[Ben Chilwell] poderia, sim.” “Os que estão aqui, eles estão aqui e então vemos se vai acontecer alguma coisa, mas o que eles estão aqui é porque estamos felizes por tê-los aqui.”