
Manchester City F.C.
·17. Mai 2025
Guardiola reflete sobre derrota na final da FA Cup

Manchester City F.C.
·17. Mai 2025
O técnico do City, Pep Guardiola, disse que ficou triste com o resultado da derrota por 1 a 0 para o Crystal Palace na final da FA Cup no sábado, mas, em grande parte, feliz com o desempenho de seus jogadores na final de Wembley.
Um gol de Eberechi Eze aos 16 minutos fez a diferença e garantiu aos Eagles seu primeiro grande título.
O City criou diversas chances nos dois tempos e também viu o pênalti de Omar Marmoush, cobrado no primeiro tempo, ser defendido pelo goleiro do Palace, Dean Henderson.
Refletindo sobre a derrota, o técnico dos Blues admitiu que foi uma sensação extremamente decepcionante, mas acrescentou que estava bastante satisfeito com o desempenho do City.
“Parabéns ao Crystal Palace pela sua primeira Copa da Inglaterra. É história”, disse Pep.
“Fizemos uma boa defesa, controlamos as transições e as ameaças, exceto pelo gol."
“Eles são difíceis de controlar em laterais, escanteios e cobranças de falta, mas não conseguimos marcar nos últimos dois jogos."
“Jogamos melhor do que no jogo contra o Southampton, fomos mais ativos e eu diria que fomos muito bons em muitos aspectos.”
“Criamos bastante, mas não marcamos gols e é por isso que não conseguimos vencer.”
Houve um elemento de controvérsia no jogo, com o goleiro do Palace, Dean Henderson, fazendo uma série de boas defesas, além daquele pênalti defendido após escapar de um possível cartão vermelho por tocar a bola com a mão fora da área ao desafiar Erling Haaland.
No entanto, o técnico se recusou a se deter naquele momento crucial.
Em vez disso, ele insistiu que, embora tenha saído de Wembley decepcionado com o resultado, não havia nenhuma dúvida.
“O plano de jogo não funcionou porque não vencemos, mas não me arrependi”, acrescentou Pep.
“No Southampton, tive um mau pressentimento, mas hoje estamos tristes porque é a final da FA Cup e como o dia está lindo, com as músicas, a torcida, e é um dia tão lindo.”
“Estamos aqui e jogamos para vencer, jogamos muito melhor do que a vitória por 5 a 2 em casa contra o Palace e jogamos melhor do que na temporada passada, quando perdemos para o United [na final]."
“Tivemos chances, mas não é fácil com tantos jogadores lá [na área] e seguimos em frente. Agora, descansamos e nos recuperamos rápido para as duas últimas finais, para nos classificarmos para a Liga dos Campeões.”
O técnico também revelou o que o levou a colocar Claudio Echeverri no banco, com o argentino sendo convocado no final do segundo tempo para sua estreia pelo City e chegando perto de empatar em várias ocasiões.
“Não foi uma decisão ruim, pela forma como ele jogou”, acrescentou Pep.
“Ele teve três chances em espaços pequenos. Eu o vi em treinos."
“Ele está se movimentando muito bem em espaços pequenos, é muito criativo, e achei que nos últimos minutos [ele poderia] encontrar algo nesse tipo de jogo.”