Nosso Palestra
·27. März 2025
Herói em 1993, Evair dá dicas para Vitor Roque ajudar Palmeiras na decisão e avisa: ‘Pode escrever nome na história’

Nosso Palestra
·27. März 2025
O Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira (27) com a oportunidade única de conquistar o primeiro tetracampeonato de maneira consecutiva da era profissional do Campeonato Paulista. Para isso, precisará vencer o Corinthians na Neo Química Arena, às 21h35 (de Brasília).
Depois de perder no Allianz Parque por 1 a 0, o Verdão necessita de um triunfo por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou então mais tentos para garantir o tetra no tempo normal.
Vitor Roque, recém-contratado pela diretoria e com apenas duas partidas pelo clube, estará em campo. Ainda sem marcar, o jovem de 20 anos tem a oportunidade de colocar o nome da história do clube logo em um Dérbi. Nas últimas finais entre as equipes, os atacantes palmeirenses têm aparecido. Foi assim com Borja, em 2018 em Itaquera, e Luiz Adriano, dois anos depois.
Camisa 9 que conhece bem o caminho dos títulos e do potencial de um Dérbi, Evair, ao NOSSO PALESTRA, deu dicas a Vitor Roque para que o garoto possa repetir os passos dele e, assim, fixar o nome no Palmeiras.
– Olha, a dica que se pode dar a ele é que continue demonstrando essa determinação, força de vontade, essa raça. É lógico, fazer gols é primordial para um jogador, principalmente se tratando de uma final, né? Que ele não deixe essa oportunidade passar. Muitas vezes são oportunidades únicas na vida da gente. É lógico que ele tem apenas 20 anos, tem muita coisa pela frente, porém ele chegou em uma hora muito importante para o futebol brasileiro, para o futebol do Palmeiras e ele pode escrever o seu nome na história – afirma Evair ao NP.
O Matador foi um dos protagonistas da conquista do fim da fila, quando o Palmeiras voltou a vencer após quase 17 anos. Em Dérbis, Evair é o quinto maior artilheiro do Maior Campeão do Brasil no clássico com nove gols, quatro deles em finais, dois em 1993 e outros dois em 1999. O principal goleador do Verdão contra o rival é Heitor, com 17 tentos.
É necessário que ele possa desempenhar bem, estar bem-preparado fisicamente e psicologicamente porque é aquele jogo que marca realmente a história de um jogador com a Sociedade Esportiva Palmeiras
O ex-camisa 9 reforça a importância de Vitor Roque ser decisivo em uma disputa tão importante, ainda mais com o Palmeiras precisando do resultado para manter o troféu do Paulistão.
– Fundamental a relação de um jogador principalmente se tratando de uma equipe tão grande como o Palmeiras. É fundamental que ele tenha a oportunidade de mostrar todo o seu futebol numa final como essa, diante do maior rival – completa o Matador, autor de 126 gols em 245 jogos pelo clube.
Evair tem duas passagens pelo Palmeiras e seis títulos conquistados. O Corinthians foi a principal vítima do camisa 9 em decisões, uma vez que metade dos troféus vieram em Dérbis com o Campeonato Paulista e Rio-São Paulo, ambos em 1993, além do Campeonato Brasileiro de 1994. Os demais foram: Brasileiro de 1993, Paulista de 1994 e Copa Libertadores de 1999, quando o Verdão eliminou o rival nas quartas de final.
Outra curiosidade é o fato de Evair jamais ter saído derrotado do clássico quando foi às redes. Os nove tentos foram marcados em cinco partidas diferentes, com quatro vitórias e um empate. Em 1994, por exemplo, ele marcou três vezes na segunda fase do Brasileirão. No mesmo ano, o camisa 9 alcançou a marca de 53 gols em uma mesma temporada, recorde até hoje na história do clube.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Com dicas, história e marcas de um camisa 9 emblemático, Vitor Roque tem a oportunidade de começar a escrever o destino dele pelo Palmeiras com o mesmo número nas costas e o mesmo rival de um possível primeiro título.
Live
Live
Live
Live
Live
Live
Live