Deus me Dibre
·23. Mai 2025
Leonardo Jardim fala sobre mudanças no time, elogia elenco e crescimento de jogadores

Deus me Dibre
·23. Mai 2025
O Cruzeiro confirmou sua classificação às oitavas de final da Copa do Brasil com uma vitória contundente por 3 a 0 sobre o Vila Nova-GO, nesta quarta-feira (22), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Com dois gols de Eduardo e um de Jonathan Jesus, a equipe celeste fechou o confronto com um agregado de 5 a 0, já que havia vencido a partida de ida por 2 a 0 no Mineirão.
Após o jogo, o técnico Leonardo Jardim concedeu entrevista coletiva e elogiou o comportamento da equipe, mesmo com mudanças entre os titulares. O treinador destacou a seriedade com que o grupo encarou o confronto, evitando pensar no duelo do fim de semana contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
“Foi importante o Cruzeiro jogar de forma responsável e de forma que esse jogo era o mais importante. Não pensar no Fortaleza antes do tempo. Primeira parte com muito duelos, adversário a nos pressionar alto, a tentar contrariar nosso jogo. Segunda parte eles quebraram em termos de intensidade e nossa melhor qualidade veio a fazer a diferença. Jogadores que entraram e que não tinham jogado no último clássico, como o Eduardo, mostrou que é um jogador fundamental na estrutura da equipe.”
Com três alterações no time titular em relação ao último jogo, o Cruzeiro manteve sua identidade e teve controle do confronto na maior parte do tempo. Para Jardim, o comprometimento coletivo foi fundamental.
“Eu sou daqueles que tem a opinião que dois, três, quatro jogadores que nós alteramos não pode mudar nosso DNA, não pode mudar nada em relação ao respeito de vestir a camisa do Cruzeiro. E todos os jogadores interpretaram isso muito bem. Mudamos 3 jogadores e a equipe continua competitiva. Entraram outros e a equipe continua competitiva. É o que esperamos do elenco. E todas as oportunidades são para aproveitar. Fizemos 3 gols, mas quando o adversário quebrou na capacidade de pressionar. Conseguimos dilatar o marcador e tentar gerir alguns jogadores que estavam a jogar mais tempo.”
A vitória amplia a sequência invicta da equipe celeste para oito partidas consecutivas, e o comandante português celebrou o momento da equipe e o crescimento coletivo e individual dos atletas.
“É uma boa sequência. Estamos satisfeitos com o que a equipe vem mostrando, uma atitude positiva. Esperamos que exista evolução. Neste momento, o Cruzeiro ainda tem um longo caminho, não ganhou nada, temos 3 meses de trabalho e isto é quase um reinício de projeto. Acredito que vamos progredir, os próprios jogadores cada vez mais conhecem nossas ideias, a forma de trabalhar e estão a evoluir. Hoje é mais difícil desfazer a equipe do que há um mês atrás, quem tem entrado tem mostrado competência.”
Um dos destaques do jogo foi o meia Eduardo, autor de dois gols. O jogador, que havia sido poupado no clássico contra o Atlético, voltou ao time titular e foi decisivo. Jardim revelou que já o conhecia bem antes de chegar ao Cruzeiro.
“Eu vou ser sincero, quando eu cheguei, ele era um dos jogadores que eu conhecia melhor. E eu não tinha dúvidas que ele ia nos acrescentar. De início ou ao entrar no jogo. É um profissional há 200% e tem muita qualidade, não é por acaso que ele teve dois anos no Botafogo e conseguiu ganhar títulos. No Ah Hilal ganhou títulos. Era um jogador que eu acompanhava. Ele só está a provar o que é como profissional e como jogador.”
O treinador também elogiou a atuação do trio ofensivo formado por Matheus Pereira, Gabigol e Kaio Jorge, que começou jogando junto em uma formação mais ofensiva.
“Entramos com uma estrutura diferente do habitual. Mais com um 4-3-3 e perdemos em algumas situações de pressão, ganhamos em criatividade. Eu como treinador tenho que gerir esse equilíbrio. As vezes preciso de mais criatividade, as vezes preciso de mais pressão pra não deixar o adversário jogar. São soluções dentro do elenco que nós temos, temos que gerir, nunca vim publicamente dizer que não conto com jogador, queremos que jogadores sejam soluções.”
Live
Live