Ousmane Diomande é o patrão da defesa no Sporting de Rui Borges | OneFootball

Ousmane Diomande é o patrão da defesa no Sporting de Rui Borges | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·1. Februar 2025

Ousmane Diomande é o patrão da defesa no Sporting de Rui Borges

Artikelbild:Ousmane Diomande é o patrão da defesa no Sporting de Rui Borges

Ousmane Diomande, defesa central do Sporting, tem ganho importância especial na equipa dos leões desde a entrada de Rui Borges

|


OneFootball Videos


Ousmane Diomande tem assumido um papel muito importante na defesa do Sporting. O Clube de Alvalade atravessa um momento complicado, devido à onda de lesões que se vai sentindo, mas o jogador natural da Costa do Marfim tem-se assumido como um dos pilares para Rui Borges desde que o novo treinador chegou, no fim de 2024. O Sporting até prepara a sua renovação.

O defesa central natural da Costa do Marfim tem estado em grande plano em duas frentes: primeiro porque, a par de Morten Hjulmand, é o único que alinhou em todos os minutos disputados sob os comandos de Rui Borges; em segundo lugar, porque tem demonstrado uma consistência a nível de desempenhos que talvez ainda não tivesse sido alcançada desde que se juntou ao Sporting.

Este elevado nível exibicional, numa altura em que tem alternado companheiros na defesa devido a lesões - Gonçalo Inácio e St. Juste têm sido os outros defesas centrais dos leões - é comprovado pelas estatísticas: depois de 18 jogos realizados no campeonato, Diomande é o jogador dos leões com mais duelos aéreos ganhos, mais recuperações de bola, mais passes efetuados e melhor eficácia de passe do plantel verde e branco.

Os desempenhos do defesa central são ajudados por dois fatores: em primeiro lugar, a robustez física de Diomande, que ajuda o jogador a manter-se livre de lesões numa altura de sobrecarga do calendário. Por outro lado, o facto de se sentir mais confortável num sistema tático com dois defesas, ao invés dos três centrais que o Sporting costumava utilizar com Ruben Amorim e João Pereira.

Há, no entanto, um fator que preocupa: não havendo Taça das Nações Africanas em 2025, o jogador pode ficar em Alvalade em janeiro e focar-se no Sporting. No entanto, o Ramadão está a chegar, altura em que Diomande será obrigado - devido à sua religião - a jejuar entre o nascer e o por do sol, incluindo em dias de jogo. Este período acontece entre 28 de fevereiro e 29 de março.

Impressum des Publishers ansehen