Gazeta Esportiva.com
·3. Januar 2025
Gazeta Esportiva.com
·3. Januar 2025
A edição 2025 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, vai começar para o Palmeiras. O clube se notabilizou, especialmente, na fase recente do torneio, com dois títulos nos últimos três anos de competição.
O Alviverde está no Grupo 19, que tem sede na cidade de Barueri. Os adversários na primeira fase são: o Náutico, de Roraima, o Santa Cruz, do Acre, e o Oeste.
Na estreia, que ocorre nesta sexta (3), às 18h, o Palmeiras encara o Náutico-RR, com transmissão da CazéTV. Depois, o adversário será Santa Cruz-AC, no dia 6 de janeiro, às 21h45, na tela do SporTV. para encerrar a fase de grupos, o Alviverde joga contra o Oeste, no dia 9, às 17h, novamente na CazéTV.
Foto: Victor Monteiro/Alamy Stock Photo
O torneio começa no dia 2 de janeiro e vai até 25 do mesmo mês, em final realizada no dia do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. A princípio, a competição inicia com 128 times divididos em 32 grupos (quatro equipes em cada chave).
Na primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançam para as partidas eliminatórias, que serão disputadas em jogo único.
Até o bicampeonato seguido (2022 e 2023), o Palmeiras tinha chegado apenas em duas finais de Copinha. Em 1970, os garotos da base foram derrotados pelo Corinthians. No entanto, o clube só voltou a disputar a decisão do torneio em 2003, com novo revés, dessa vez para o Santo André.
Porém, após a chegada do coordenador João Paulo Sampaio, o Alviverde se tornou um dos times mais hegemônicos da base. Desse modo, o Palmeiras enfileirou títulos relevantes e, enfim, chegou à primeira conquista da Copinha, em 2022, levando também no ano seguinte, em 2023.