oGol.com.br
·24. Februar 2025
Paulistão volta a ter os quatro grandes no mata-mata depois de quatro anos

oGol.com.br
·24. Februar 2025
Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras garantiram a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista deste ano. Por mais comum que isso possa parecer, por se tratar dos quatro maiores times do Estado, esta é a primeira vez que o evento acontece desde 2020.
Em 12 edições do Paulistão com este regulamento, em cinco oportunidades um dos grandes falhou na primeira fase. Corinthians, duas vezes, e Santos, três vezes, foram os responsáveis pelos "vexames".
Logo na primeira edição com o atual regulamento (ainda com grupos de cinco times, como seria até 2016), o Corinthians não conseguiu a vaga. Na ocasião, Botafogo e Ituano avançaram com 28 pontos cada, deixando o Timão de fora com 24 pontos, que seriam suficientes para garantir a vaga em outros dois grupos. Neste ano o Ituano seria o campeão vencendo o Santos nos pênaltis.
Após seis anos com os quatro grandes no mata-mata, o Paulistão voltou a ver um gigante cair prematuramente. O Santos ficou de fora nas edições de 2021, 2022 e 2023, tendo vivido situações estranhas de chegar nas últimas rodadas com chances de classificação e de rebaixamento ao mesmo tempo.
Em 2024 foi a vez do Corinthians ficar de fora mais uma vez, sendo eliminado como terceiro do Grupo C, que teve a classificação de Red Bull Bragantino e Inter de Limeira.
Entre 2015 e 2020 nenhum dos quatro grandes decepcionou na primeira fase, mas nem sempre conseguiram passar ilesos nas quartas de final. Foram apenas três edições do Paulistão com semifinais com clássicos (2015, 2018 e 2019), tendo ao menos uma surpresa em quatro anos.
Em 2016 o São Paulo foi eliminado com goleada do Audax por 4 a 1 nas quartas. A zebra, então comandada por Fernando Diniz, eliminaria o Corinthians nas semifinais, nos pênaltis, e acabaria com o vice-campeonato diante do Santos.
No ano seguinte a final seria mais uma vez com um grande e uma surpresa. A Ponte Preta de Eduardo Baptista eliminaria o Santos nos pênaltis nas quartas (então com jogos de ida e volta), passaria pelo Palmeiras pelo placar agregado de 3 a 1, para ficar com o vice, derrotada pelo Corinthians na final.
Em 2020 o campeonato foi paralisado por quatro meses pela pandemia de Covid-19. O retorno se deu nas últimas duas rodadas da primeira fase, e dos quatro grandes classificados, dois foram surpreendidos: o São Paulo caiu diante o Mirassol, e o Santos perdeu para a Ponte Preta. A final, contudo, não teve surpresa, com Palmeiras e Corinthians na decisão e vitória alviverde.