Paulo Sérgio: Expetativas no Sporting acabaram... em desilusão | OneFootball

Paulo Sérgio: Expetativas no Sporting acabaram... em desilusão | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·19. Februar 2025

Paulo Sérgio: Expetativas no Sporting acabaram... em desilusão

Artikelbild:Paulo Sérgio: Expetativas no Sporting acabaram... em desilusão

Paulo Sérgio Bento Brito nasceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 1968, e esta quarta-feira celebra o seu 57º aniversário. Começou a jogar futebol em clubes portugueses como o Vilafranquense, o Petrogal, o Sanjoanense e o Moscavide, antes de ter expandido a sua carreira futebolística além fronteiras, no Grenoble de França. Após esse período, construiu a sua carreira de treinador em vários clubes nacionais e internacionais, com destaque para a passagem pelo Paços de Ferreira, marcada pela chegada à final da Taça de Portugal, que acabou por perder frente ao Porto. Quando orientava o Vitória de Guimarães, recebeu o convite para treinar o Sporting, numa altura em que os leões atravessavam um período difícil.

Em abril de 2010, foi anunciado como treinador do Sporting para a época seguinte, assinando um contrato de duas temporadas. No entanto, desde o início, o seu percurso por Alvalade foi marcado por dificuldades, agravado por um plantel sem grandes reforços e pela venda de jogadores fundamentais, como Liedson, em janeiro de 2011, que passados 14 anos, em 2025, viu um dos seus recordes no Sporting ser ameaçado por outro jogador.


OneFootball Videos


A equipa de Alvalade afastou-se da luta pelo título e foi eliminada da Taça de Portugal. Na Liga Europa, sofreu grandes dificuldades e acabou eliminado pelo Glasgow Rangers, já nos descontos, num jogo dramático em casa- Os maus resultados e a falta de estabilidade levaram a um crescente descontentamento entre os adeptos. A crise interna do Clube, com a saída do presidente José Eduardo Bettencourt e do diretor desportivo, piorou ainda mais a situação do treinador.

A 26 de fevereiro de 2011, após mais uma derrota, Paulo Sérgio chegou a acordo com a Direção leonina para a rescisão do contrato. Foi substituído por José Couceiro, encerrando um ciclo curto e marcado por dificuldades.

Após a saída do Sporting, Paulo Sérgio teve um percurso internacional, começando no Hearts, da Escócia, onde conseguiu vencer a Taça do país. Seguiram-se passagens pelo Cluj, na Roménia, onde surpreendeu ao vencer o Manchester United na Liga dos Campeões, e pelo APOEL, onde conquistou a Supertaça do Chipre.

O seu regresso a Portugal aconteceu em 2014, ao serviço da Académica de Coimbra, mas a experiência não correu bem, levando à sua saída antes do final da época. Nos anos seguintes, passou por clubes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão, sem grandes sucessos.

Em 2020, voltou ao futebol português para comandar o Portimonense, conseguindo manter a equipa no primeiro escalão. No entanto, após algumas temporadas, acabou por descer de divisão em 2024, ficando novamente sem clube.

*Atualizado a 19 de fevereiro de 2025

Impressum des Publishers ansehen