
Central do Timão
·8. Mai 2025
Presidente do Conselho Deliberativo detalha andamento da reforma estatutária do Corinthians

Central do Timão
·8. Mai 2025
O Conselho Deliberativo do Corinthians realizou, na manhã desta quarta-feira, 7, no Parque São Jorge, uma coletiva de imprensa para esclarecer temas relacionados ao órgão, incluindo a reprovação das contas de 2024, os processos de impeachment contra o presidente Augusto Melo, a proposta de reforma estatutária, entre outros assuntos. A entrevista contou com a participação de membros do próprio CD, entre eles o presidente Romeu Tuma Júnior, além de representantes da Comissão de Justiça e do Conselho de Orientação do clube.
Durante a coletiva, Tuma detalhou o andamento da proposta de reforma estatutária, conduzida por uma comissão específica desde o ano passado, com o objetivo de modernizar as regras internas da instituição.
Foto: Reprodução
“Desde o ano passado, nós nomeamos uma comissão de reforma estatutária, que é uma coisa que eu venho brigando há muitos anos, para que a gente possa ter um estatuto moderno, democrático, ajustado com as legislações novas que nós temos no país. E a gente não estava conseguindo fazer isso”, afirmou Tuma.
Segundo ele, a comissão tem desenvolvido um trabalho inédito dentro do clube. “Essa comissão tem trabalhado insistentemente, ineditamente nós tivemos uma regulamentação com essa comissão, que está fazendo um trabalho que nunca foi feito antes. Nós tivemos audiências públicas com os associados, todos os conselheiros puderam apresentar propostas de mudança.”
O presidente do Conselho ressaltou ainda a abertura do debate com a torcida. “Nós tivemos audiência pública com os torcedores, o que nunca tinha acontecido. E nós trouxemos aqui para dentro para debater uma coisa que estava sendo debatida na mídia, na imprensa, nos programas de vocês, sempre e continua sendo discutido se o Fiel Torcedor tem que votar, um clube como o Corinthians, o Fiel Torcedor não vota. Nós trouxemos aqui para dentro esse debate, para o foro adequado, que é no Conselho e na Assembleia Geral.”
“E eu vejo agora, o que eu fico muito contente, é o engajamento da torcida pedindo a Reforma do Estatuto. Poxa, nós estamos discutindo isso há quase um ano. E eu fico muito feliz com isso. Que a gente possa ter o apoio da torcida e de todos os coletivos para fazer uma reforma efetiva do estatuto. Para a gente ter um estatuto moderno, exemplar”, completou.
Tuma também justificou o motivo pelo qual a proposta ainda não foi concluída. “Por que essa reforma ainda não aconteceu? Todo mundo já apresentou proposta. E graças a Deus que ela ainda não acabou. Nós tivemos vários percalços, que vocês têm acompanhado, questão de impeachment… Isso tudo atrasou, e foi bom que atrasou. Por quê? Porque a gente teve situações novas que o estatuto não previa e que várias propostas não acolheram. E agora a gente consegue recepcionar esses fatos novos que têm acontecido para encaixar numa reforma. Mais atualizada ainda, com o fato de experiências que nós mesmos estamos sentindo.”
O presidente do Conselho mencionou ainda uma iniciativa de troca de experiências com dirigentes de outros clubes brasileiros. “Quando eu assumi o conselho, a gente criou um grupo de presidentes dos conselhos deliberativos dos clubes. Foi uma grande iniciativa. Nós temos hoje o presidente do conselho do Palmeiras, do São Paulo, do Santos. Nós já recebemos vários pedidos de clubes do fora de São Paulo, para fazer um grande grupo de presidentes do Conselho, pelo menos dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Tem coisas que o Corinthians já viveu e que os outros clubes não viveram. Então a gente troca experiência. Como é que vocês solucionaram isso? Como é que vocês encaminharam isso? Isso tem sido muito rico para a gente, para colher experiências.”
Por fim, Tuma indicou que a expectativa é concluir o texto da reforma ainda em 2025. “Nós temos uma oportunidade muito boa de avançar agora nessa proposta de reforma. Vamos fazer. A gente espera concretizar ainda esse ano. Eu acredito que, se Deus quiser, até meados do segundo semestre a gente consiga efetivar isso. O projeto, ou o anteprojeto de reforma estava quase pronto. Eu tenho uma reunião com a comissão ainda esta semana.”
Veja mais: