oGol.com.br
·25. Mai 2025
Santos supera o Vitória no Barradão e volta a vencer no Brasileirão

oGol.com.br
·25. Mai 2025
Depois de cinco rodadas, o Santos enfim conseguiu a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, 25, o Peixe superou o Vitória, por 1 a 0, no Barradão. O único gol do jogo foi marcado por Guilherme. Esse foi também o primeiro triunfo do técnico Cléber Xavier.
Com a vitória, o Santos chegou a 8 pontos e subiu para a 18ª posição do Campeonato Brasileiro. Já o Vitória entrou na zona de rebaixamento, ficando uma colocação acima, com 9 pontos.
Atuando em casa, o Vitória assumiu uma postura mais propositiva, com a manutenção da posse de bola explorando os lados do campo com seus pontas e laterais. O Rubro-Negro conseguiu deixar desconfortável um Santos muito errático, e roubou a bola no ataque com alguma frequência. O que faltou nos primeiros minutos foi finalização aos dois times.
Aos 14, Guilherme foi lançado completamente livre após um lançamento perfeito de Barreal, mas o atacante do Santos de frente para o gol, chutou por cima. Inacreditável. Mas aos 19, Guilherme se redimiu, começou a jogada pela esquerda e cabeceou no ângulo depois de cruzamento de Souza. Peixe na frente do placar.
O empate do Vitória quase saiu aos 22, quando Osvaldo soltou uma pancada de fora da área, o goleiro Brazão espalmou e Renato Kayzer, com o gol aberto, cabeceou para fora no rebote. Também inacreditável. Kayzer obrigou Brazão a fazer nova boa defesa pouco depois, mas a pressão do Leão não foi tão expressiva.
O VItória voltou a marcar alto e causar problemas ao Santos. Aos 36, após boa jogada de Ryller, Osvaldo arriscou novamente de fora da área e Brazão defendeu. Na reta final do primeiro tempo, o Leão seguiu somente tentando de longa distância e o Santos desperdiçou contra-ataques.
Na volta para o segundo tempo, o Vitória tentou ser mais agressivo e seguiu forçando o jogo pelos lados de campo, com cruzamentos buscando Renato Kayzer. No entanto, uma finalização do Leão somente aos 11, novamente de fora da área, agora com Lucas Braga mandando por cima da meta.
Do outro lado, o Santos pareceu mais leve após estar na frente do placar e conseguiu chegar na frente em superioridade, faltando capricho parar ter chances mais claras. Aos 16, após contra-ataque, Deivid Washington buscou o ângulo em chute da esquerda e assustou. Já aos 18, o craque Neymar entrou em campo.
O Santos quase ampliou aos 20, em uma pancada seca de Rollheiser de fora da área, que caprichosamente tocou na trave. A resposta do Vitória foi aos 26, quando Léo Pereira pegou a sobra na área, soltou a pancada e Brazão fez grande defesa. O lance animou o Leão, que conseguiu bons minutos de pressão na área santista, mas sem empatar.
O tempo foi passando e o jogo ficou nervoso para o Santos, com a zaga trabalhando a todo instante. Gabriel Brazão também apareceu bem e fez boas defesas em cruzamentos venenosos. Neymar teve grande chance para o Santos em falta na entrada da área, mas parou em grande defesa de Lucas Arcanjo. O Leão foi para o abafa, mas o apito final confirmou vitória do Peixe.