Seminário das Torcidas Organizadas realizado pelo Ceará discute combate à violência e implementação da biometria facial | OneFootball

Seminário das Torcidas Organizadas realizado pelo Ceará discute combate à violência e implementação da biometria facial | OneFootball

Icon: Ceará Sporting Club

Ceará Sporting Club

·14. Januar 2025

Seminário das Torcidas Organizadas realizado pelo Ceará discute combate à violência e implementação da biometria facial

Artikelbild:Seminário das Torcidas Organizadas realizado pelo Ceará discute combate à violência e implementação da biometria facial

Gledson Jorge / Ceará SC

O Ceará realizou nesta quarta-feira, 14, o III Seminário das Torcidas Organizadas e Grupos de Torcedores do Ceará Sporting Club. O evento aconteceu no Ginásio do Vozão, em Porangabuçu, com o lema "A Paixão nas Arquibancadas em Prol do Glorioso - Conhecendo o porquê, fortalecendo o querer".


OneFootball Videos


As palestras do seminário foram voltados para temas específicos, como: o relacionamento da torcida com o clube, o combate à violência nos estádios, a implementação do reconhecimento fácil na Arena Castelão e sobre a Lei Geral do Esporte. Ao todo, nove palestrantes participaram do evento, entre eles: Dr. Antônio Edvando Elias de França, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público (NUDTOR), Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte do Estado do Ceará, e o capitão Bruno Victor, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

"É muito importante que a torcida esteja mais próxima do clube, que as práticas estejam adequadas as diretrizes éticas. Isso vai trazer um aprimoramento dessa convivência. É preciso colocar o clube sempre atento a esse ego das arquibancadas", destacou Ernando Uchôa, 1° vice-presidente do Ceará, sobre a realização do seminário.

O evento foi dividido em três momentos, que debateram, em ordem: lideranças e gestão de Torcidas, segurança, gestão e desenvolvimento do futebol e a força das torcidas organizadas. Em entrevista ao cearasc.com, Regis Alves, presidente da Cearamor, enalteceu a iniciativa do Ceará em promover o seminário, enfatizando o papel das palestras para a reeducação do torcedor nos estádios.

"É importante ressaltar que o Ceará é pioneiro em estar promovendo o seminário que dialoga com as torcidas organizadas e os movimentos de torcedores e torcedoras. O senso comum é que o clube feche as portas para as torcidas organizadas. E um espaço de diálogo, de debate como esse, serve para reeducar, conscientizar o torcedor. Fazer com que ele tenha a compreensão da ideologia de ser um torcedor organizado, do seu papel na arquibancada em prol do clube", comentou Regis Alves, professor de história e presidente da Cearamor.

Rogério Pinheiro, Secretário de Esporte do Estado do Ceará, também aproveitou o momento para esclarecer possíveis penalidades que as organizadas podem sofrer e, além disso, detalhou como está o processo de implementação da biometria facial nos estádios, citando que o pleno funcionamento deve acontecer até junho deste ano.

"Fortalece a relação do clube com o torcedor, principalmente as organizadas, responsáveis pelas grandes festas que vemos. Estamos observando a participação da torcida. Parabenizo o Ceará pela organização do seminário. É extremamente importante o diálogo com as organizadas para que nós, do Poder Público, esclareçamos as diversas penalidades que, por ventura, as torcidas podem serem penalizadas. Mas, também, é uma oportunidade ímpar de escutar as demandas das organizadas para podermos trabalhar para atender da melhor forma possível", pontuou Rogério Pinheiro.

Impressum des Publishers ansehen