Leonino
·5. Mai 2025
Treinador despedido do Sporting fala nos pontos fracos de Quaresma: "Faltava-lhe consistência"

Leonino
·5. Mai 2025
Técnico que abandonou Sporting a meio da temporada analisa evolução de Quaresma, defesa central que brilhou no último jogo
|
Pedro Coelho foi treinador de Eduardo Quaresma - que brilhou frente ao Gil Vicente - nos escalões de formação do Sporting e augura um futuro muito risonho ao defesa do Clube de Alvalade. O técnico, que abandonou a equipa B dos leões a meio da época, lembra que faltava regularidade exibicional ao atleta.
"Ele sempre foi fisicamente muito forte, quer nos duelos quer na marcação, e tecnicamente também, para a posição que ocupa. Além disso, era um central diferente, que saía a jogar, conduzia a bola e não receava enfrentar os adversários. Era muito completo a nível tático, conhecia bem o jogo para a idade que tinha", começou por dizer o ex treinador da equipa B dos leões ao jornal Record.
"Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais"
Pedro Coelho fala nos pontos fracos que o jogador apresentava na Academia: "Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais. Quando digo consistência, refiro-me à competitividade que é necessária todos os dias para atingir o alto rendimento. Esse foi o principal desafio na passagem dele para o futebol profissional", explicou.
O técnico de 36 anos, atualmente sem clube, lembra declarações de Ruben Amorim que abordava o aspeto psicológico do atleta: "Tanto que ele foi submetido a vários empréstimos, que nem sempre correram bem. Até que, por decisão do Ruben, regressou ao Sporting e acabou por confirmar as expetativas que todos nós, da estrutura de formação, tínhamos relativamente a ele", prosseguiu.
"Pode vir a ser uma referência do Sporting"
O ex-leão não descarta a hipótese de Eduardo Quaresma se tornar um ícone em Alvalade: "É jogador do Sporting, atualmente é titular, já está no topo, manter-se aqui é o grande desafio dele. Tem condições para fazer uma carreira longa no Sporting. Pode vir a ser uma referência do Sporting e será... seguramente. Tem muitos anos de anos de Sporting e muitos mais pela frente, mais de 150 jogos como profissional, a grande maioria pelo Clube, pode tornar-se uma referência no futuro", concluiu.