Clube Atlético Mineiro
·23 May 2025
Atlético lança projeto para captação de atletas em comunidades carentes

Clube Atlético Mineiro
·23 May 2025
Em evento realizado nesta sexta feira (23), na Cidade do Galo, o Atlético apresentou o projeto “CAMpo dos Sonhos” para representantes de 24 projetos sociais de comunidades de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital mineira.
Esta iniciativa do Clube vai oferecer uma chance às crianças com idade entre 7 e 13 anos que sonham em ser jogadores de futebol, proporcionando uma experiência inesquecível aos participantes, que terão a oportunidade de mostrar seu potencial. A expectativa é alcançar cerca de 3.800 meninos nessa faixa etária.
O “CAMpo dos Sonhos” também visa dar mais visibilidade aos projetos sociais nas comunidades que serão visitadas, resultando assim em um impacto positivo nas crianças.
Gerente-Geral da Base, Luiz Carlos de Azevedo, recepcionou representantes de 24 projetos sociais. Foto: Fabio Pinel/Atlético
O Gerente-Geral das Categorias de Base do Galo, Luiz Carlos de Azevedo, esteve no evento e apresentou os detalhes da iniciativa aos representantes presentes.
“Nosso grande objetivo é fazer o Atlético estar presente dentro das comunidades. Vamos dar uma oportunidade às crianças e criar uma parceria com os coordenadores e responsáveis dos projetos já existentes, facilitando o acesso dos nossos observadores técnicos aos locais onde esses projetos atuam”, explicou Luiz.
Ele revelou ainda que os profissionais do Clube irão visitar as comunidades mais de uma vez, gerando assim mais oportunidades aos participantes. Além disso, os atletas que forem selecionados nas visitas poderão realizar testes na Cidade do Galo, além de receberem uma ajuda de custo para os deslocamentos, caso sejam aprovados.
Vice-presidente da Associação, Márcio André de Brito, também esteve presente no evento de hoje (23). Foto: Fabio Pinel/Atlético
Vice-Presidente do Atlético, Márcio André de Brito, conhecido por apoiar diversos projetos sociais ligados ao esporte, também esteve presente. Segundo ele, o “CAMpo dos Sonhos” é pioneiro em Minas Gerais e vai causar um grande impacto, tanto nas comunidades, quanto no clube.
“Há um mês, o Luiz Carlos me procurou e me apresentou o projeto. Existem muitos jovens bons de bola nas comunidades, que esperam por uma oportunidade de jogar por um Clube como o Atlético. Agora eles terão essa oportunidade”, completou.
Hernani Santos, ex-atleta do Galo, será o embaixador do projeto “CAMpo dos Sonhos”. Foto: Fabio Pinel/Atlético
O ex-jogador do Galo, Hernani Santos, que atualmente é observador técnico do Clube, será o embaixador do “CAMpo dos Sonhos”. Feliz em coordenar o projeto, ele espera contribuir com outras crianças dando a elas a mesma oportunidade que recebeu, quando jovem.
“Eu também jogava bola em uma comunidade e, com nove anos de idade, cheguei ao Atlético. Acredito que é muito necessário que o Clube esteja presente nesses locais que não recebem muita atenção, pois podemos revelar grandes craques de lá”, enfatizou.
Marcos Nascimento, coordenador do projeto “Transformação”. Foto: Fabio Pinel/Atlético
Marcos Nascimento, coordenador do projeto “Transformação”, do Aglomerado da Serra, foi um dos representantes presentes no evento e afirmou que o impacto do projeto é imensurável.
“Esse projeto dá a perspectiva de que um menino de uma região periférica pode chegar a um time como o Atlético”, disse.
Marcos destacou a continuidade que o Atlético deseja dar ao projeto e afirmou que é isso o que causa impacto na comunidade.
“Sabendo que o Galo vai retornar, aquele aluno que não foi selecionado vai se dedicar mais. Assim, com uma ação simples, o Clube contribui para a formação de cidadãos dentro da comunidade”, finalizou Marcos.
Renato jesus, coordenador do projeto “Meninos do Primavera”. Foto: Fabio Pinel/Atlético
Renato Jesus, que coordena o projeto Meninos do Primavera, do bairro Bandeirinhas, em Betim (MG), afirma que em seus 20 anos como treinador de escolinha, nunca viu uma iniciativa como essa de perto.
“Acredito que isso vai causar um impacto enorme, não só na nossa comunidade, mas em toda a região de Betim. Com a visibilidade que o projeto vai oferecer, tenho certeza que vou ter que aumentar o campo e melhorar a estrutura para novos alunos”, disse Renato.
A expectativa é que o Atlético finalize o cronograma de visitas o mais rápido possível para dar inicio ao projeto já nas próximas semanas.
CONFIRA OUTRAS IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico e @galonabase