Clube Atlético Mineiro
·18 April 2025
Atlético no Mês de Conscientização sobre o Autismo

Clube Atlético Mineiro
·18 April 2025
Para reforçar o compromisso em busca de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, o Atlético prepara novas ações especiais para o Mês de Conscientização sobre o Autismo. Neste domingo, 20 de abril, o Galo irá enfrentar o Botafogo com um patch na camisa. Além disso, os números e nomes dos jogadores serão escritos e formatados com os quebra-cabeças coloridos, um dos símbolos do autismo.
Na entrada dos atletas em campo, os mascotinhos do Galo serão formados, em sua maioria, por crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mais recentemente, a GaloTV H2bet teve um episódio marcante no GaloCast, com Guilherme Arana, cujo o filho mais velho, o Mini Guissa, é autista. O programa foi apresentado por Felipe Ribeiro e Domênico Bhering, e contou com a participação especial de Neila Bittencourt, assistente social do Galo, todos pais de autistas.
Em outubro de 2024, o Galo fechou parceria com a Clínica Florescer Juntos para implementação de uma sala sensorial para autistas na Arena MRV. As obras do espaço já iniciaram. Ele terá o objetivo de atender todas as necessidades de ambientação e acolhimento de crianças autistas, e comorbidades associadas, em parceria com o Instituto Galo.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por desafios na comunicação e integração social, e por padrões de comportamento restritos e repetitivos.. O transtorno pode se apresentar de forma mais leve, permitindo uma vida independente, ou exigir suporte intenso.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo vivem dentro do espectro autista, com cerca de 2 milhões no Brasil. O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado em 2 de abril, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico