![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·7 February 2025
Ausência de Escobar abre espaço para retorno de jovem promessa à lateral do Santos
![Article image:Ausência de Escobar abre espaço para retorno de jovem promessa à lateral do Santos](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F02%2F54289973677_9c8e983906_o.webp)
Gazeta Esportiva.com
·7 February 2025
A reestreia de Neymar pelo Santos foi ofuscada pelo amargo empate de 1 a 1 com o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. A partida ainda trouxe outra má notícia: a suspensão de Gonzalo Escobar. A ausência do argentino, porém, deve promover o retorno de uma jovem promessa à lateral-esquerda do Peixe.
Trata-se de Vinicius Lira, de apenas 17 anos. Ele é um dos atletas de grande potencial vindo das categorias de base do clube e tem ganhado cada vez mais espaço com o técnico Pedro Caixinha. No início do ano, o atleta se destacou na disputa da Copinha.
O ala já havia sido utilizado na derrota para o São Bernardo, por 3 a 1, e foi inclusive titular do time no clássico com o São Paulo, vencido pelo Santos. No entanto, o Menino da Vila não saiu do banco de reservas no jogo da última quarta-feira.
Com a ausência de Escobar, que recebeu o terceiro cartão amarelo, a tendência é que a joia retorne à equipe diante do Novorizontino, neste domingo, pela oitava rodada do Paulistão. Outro jogador da base, Kevyson, corre por fora pela vaga.
A provável titularidade de Lira se dá também pela contusão do ala Souza, antigo reserva imediato de Escobar. O jovem teve uma ruptura da sindesmose do tornozelo direito e precisou passar por uma cirurgia.
O Santos enfrenta o Novorizontino às 16h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Jorge Ismael de Biasi. A presença de Neymar, entretanto, ainda é incerta. A comissão de Pedro Caixinha irá avaliar as condições do astro nos próximos dias para decidir se ele será levado a Novo Horizonte.
O Peixe ainda não conseguiu deslanchar no Paulistão, apesar de ocupar a segunda colocação do Grupo B, com oito pontos, dois atrás do líder Guarani. Foram apenas duas vitórias até aqui, além de dois empates e três derrotas.