oGol.com.br
·15 April 2025
Barcelona leva susto, impede reviravolta do Dortmund e confirma presença na semi

oGol.com.br
·15 April 2025
O Borussia Dortmund foi valente, intenso e eficiente, mas, nem uma atuação de gala de Guirassy, conseguiu reverter um milagre no Signal Iduna Park. O Barcelona levou um susto, viveu 90 minutos no limite e segurou a classificação para a semifinal da Liga dos Campeões. Os Aurinegros venceram por 3 a 1 e se despediram de forma honrosa da Champions.
Na outra semifinal, o Paris Saint-Germain também correu riscos na Inglaterra, perdeu por 3 a 2 para o Aston Villa e conseguiu carimbar o seu avanço para a próxima fase. Nesta quarta, Real Madrid x Arsenal e Internazionale x Bayern decidem os outros semifinalistas.
A atropelo sofrido na Espanha era mais do que o suficiente para tirar todas as esperanças do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões. Amplamente dominados na partida de ida, os Aurinegros poderiam entrar em campo apenas para um jogo protocolar e promover uma despedida digna, mas escolheram ir além e ousaram a sonhar.
Os dez minutos iniciais foram de uma intensa blitz sufocante do time alemão. O Dortmund encurralou o Barcelona no campo de defesa e aplicou golpes de todos os lados. Em dois minutos, Wojciech Szczesny já havia trabalho duas vezes e impedido a abertura do placar.
Empurrado pela muralha amarela, o Borussia apresentou uma postura agressiva e traduziu rapidamente em oportunidades. Aos dez, Adeyemi tocou para Gross dentro da área e o meia acabou derrubado pelo goleiro polonês. Candidato a artilharia, Serhou Guirassy cobrou com frieza e cavou no centro do gol para dar uma esperança aos aurinegros.
O susto obrigou o Barcelona a uma resposta imediata. O time de Hans Flick tentou sair da defensiva e baixar o ritmo da partida, mas não conseguiu visitar o ataque.
Embora as linhas avançadas dos donos da casa, o Barça não conseguiu encaixar transições velozes e empilhou tomadas de decisões erradas, mantendo o Dortmund respirando.
Ao longo do primeiro tempo, o time espanhol conseguiu diminuir a pressão, mas não tirou o domínio do Dortmund. Os aurinegros permaneceram em cima, com chances claras e esbarrando em uma atuação segura de Szczesny.
Apesar de não conseguir descontar ainda mais a diferença nos 45 minutos iniciais, o Dortmund não abandonou as esperanças e voltou do intervalo com o mesmo ímpeto inicial. Repetindo a postura vertical e objetiva na definição de jogadas, os donos da casa colocaram novamente o goleiro para trabalhar com menos de dois minutos.
A blitz renovou o sonho dos alemães e foi revertida em gols logo cedo. Aos três minutos, Bensebaini entrou no segundo poste, desviou cobrança de escanteio e Guirassy completou na pequena área: 2 a 0.
O gol incendiou o segundo tempo e levou o Dortmund a uma postura ainda mais agressiva. O Barça por outro lado, nas cordas, conseguiu encaixar um contragolpe letal e contou com a contribuição adversária para frear o milagre. Em arrancada de Fermín López, o meia cruzou forte, procurando Lewandowski, e Bensebaini mandou contra a própria meta.
De protagonista com a assistência para o segundo gol, o zagueiro virou vilão com o gol contra e jogou um balde de água fria no sonho aurinegro. Após descontar o placar, o Barcelona, enfim, conseguiu voltar ao jogo e valorizar a vantagem agregada com a posse de bola.
Sem a mesma intensidade, o Dortmund ainda encontrou força para se despedir da Champions com um show do seu artilheiro. Após corte errado de Ronald Araújo, Guirassy ficou com a sobra e não perdoou: 3 a 1 e um hat-trick do novo goleador da Champions.
O Borussia ainda tentou reativar a sua pressão e flertou com o quarto gol, mas o ímpeto e a dedicação dos aurinegros não foram suficientes para concretizar a reviravolta. Mesmo com uma atuação abaixo e perigosa, o Barcelona confirmou a classificação e voltou a uma semifinal de Liga dos Campeões.