MundoBola Flamengo
·23 May 2025
Birner mede rivalidade e crava: 'Flamengo e Palmeiras são os favoritos ao título do Brasileirão'

MundoBola Flamengo
·23 May 2025
Flamengo e Palmeiras fazem uma verdadeira final antecipada do Brasileirão neste domingo (25). Primeiro e segundo colocados, as equipes duelam no Allianz Parque, no que para o jornalista Vitor Birner, é a maior rivalidade do futebol brasileiro dos últimos anos.
Ambos times dominantes, e que no cenário nacional e internacional empilharam taças nos últimos 10 anos, Birner define que esse jogo é especial para o contexto do Campeonato Brasileiro.
"Para as pessoas que conseguem entender o que é o campeonato de pontos corridos, esse é um jogo extremamente especial. O jogo é no Allianz. É a rivalidade mais intensa dos últimos anos, isso porque são as melhores equipes brasileiras, no mínimo desde 2017. São os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro", definiu Birner.
Com isso, apesar de definir que nenhum dos dois pode ser campeão, ambos são sim grandes favoritos ao título, e a tabela mostra isso.
"Não quer dizer que um deles vai ser campeão, mas são os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro", afirmou.
O Flamengo de Filipe Luís tem um sistema de jogo bem definido. Baseado em pressão, sufocar o adversário e ter a posse de bola "na marra", os últimos jogos provaram que não é sempre que isso será possível.
No momento de turbulência que passou o Mengão nas últimas semanas, se debateu sobre esse estilo de jogo.
Para Birner, esse é o momento de Filipe Luís buscar alternativas, "complementos para jogadas" que podem surgir como uma diferença tática, ajudando a buscar resultados.
"O começo do Flamengo no Brasileirão, apesar de eu achar que o Flamengo está jogando bem, ao contrário do que muita gente pensa, eu acho que falta o complemento da jogada, falta alguma alternativa tática, que outra hora a gente fala aqui, que é muito clara que está faltando", comentou.
Em cima dessa situação, Birner comparou com o que vive o Palmeiras, que apesar de não ter um futebol "vistoso" como o do Flamengo, ganha na marra e tem alternativas para achar a vitória quando precisa.
Além disso, o jornalista chama atenção para a margem de pontos que pode se criar entre os times e como isso impacta no ânimo do Flamengo na próxima partida, contra o Táchira na Libertadores, semana que vem.
"Enquanto Palmeiras também está jogando bem, mas consegue os resultados no final, até quando não joga tão bem assim. Então, isso faz diferença na tabela. Apesar do futebol deles ser razoavelmente parecido, pode se criar aí sete pontos de vantagem. E essa vantagem, por mais que não vá atrapalhar, acho eu, o Flamengo no jogo contra a Táchira, o clima no Maracanã não vai estar legal", diz Birner.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (25), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Já o duelo contra o Deportivo Táchira, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, acontece quarta-feira que vem, dia 28, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.