
Manchester City F.C.
·10 May 2025
City pressiona, mas só empata com o Southampton

Manchester City F.C.
·10 May 2025
Time de Pep Guardiola comanda as ações do jogo, mas esbarra em defesa muito bem armada dos Saints e sai com apenas um pontinho do St Mary's Stadium.
Pela 36ª rodada da Premier League 2024/25, Pep Guardiola fez cinco mudanças em relação ao time que bateu o Wolverhampton no dia 02/05. Rico Lewis, Akanji, McAtee, Foden e Erling Haaland regressaram ao time titular, nas vagas de Matheus Nunes, O’Reilly, Gundogan, Doku e Omar Marmoush.
E em uma tarde de muito sol na costa sul da Inglaterra, o City, na briga para confirmar a classificação à Champions League da próxima temporada, começou tomando a iniciativa contra o lanterna do campeonato inglês. Logo no primeiro minuto, escanteio pelo lado direito do ataque, mas a zaga do Southampton afastou o perigo na sequência.
Aos oito minutos, quase o primeiro do City no St Mary’s Stadium. Kevin De Bruyne bateu falta com muito veneno, na direção do croata Gvardiol, que fechava na segunda trave, mas a zaga dos Saints conseguiu impedir a finalização na Hora H. Aos 12, um lance inusitado. Bernardo Silva invadiu a área, foi desarmado, e o polonês Bednarek deu um chutão para afastar o perigo, mas a bola bateu nas costas de seu companheiro Downes e por muito pouco não encobriu o goleiro Ramsdale.
Na sequência, o jogo ficou um pouco truncado, com o Southampton limitando o City a muitos cruzamentos e dificultando as ações da equipe de Pep Guardiola. Aos 31, uma ótima chance, em cobrança de falta do belga Kevin De Bruyne. Com a bola dentro da meia-lua que antecede a grande área, o camisa 17 bateu bem na bola, mas o chute passou raspando o travessão do goleiro Ramsdale, mantendo o grito de gol preso na garganta dos torcedores do City presentes no St Mary’s Stadium.
Aos 43 minutos, nova oportunidade em cobrança de falta do capitão De Bruyne, mas dessa vez a bola explodiu na barreira dos donos da casa. E foi isso em um primeiro tempo de ataque contra defesa em Southampton, mas com placar zerado.
No intervalo, Guardiola promoveu a entrada do belga Jeremy Doku na vaga do meia James McAtee, na tentativa de ganhar mais velocidade pelo lado esquerdo do campo e mais oportunidades de um contra um.
E o roteiro da etapa final seguiu similar ao do 1º tempo, com o Manchester City ocupando o campo de defesa do Southampton e os anfitriões limitando-se a defender a meta de Ramsdale e buscando alguns contra-ataques isolados.
Aos 57 minutos, a bola sobrou para Bernardo Silva dentro da área, mas o chute do português foi bloqueado pela defesa do Southampton. Três minutos depois, Phil Foden foi derrubado quase no limite da grande área. Na cobrança de falta, o próprio Foden bateu com muito perigo, mas Haaland, cercado por dois zagueiros, não conseguiu alcançar.
Aos 63, por muito pouco o City não furou a retranca dos donos da casa. Doku fez boa jogada pelo lado esquerdo e rolou para trás. Bernardo Silva dominou, ajeitou o corpo e chutou firme de perna esquerda, mas o zagueiro Stephens afastou para escanteio e evitou o que seria o primeiro gol da partida.
Aos 69, o goleiro Ramsdale apareceu para defender a cabeçada perigosa de Akanji, espalmando a boa tentativa do zagueiro suíço. Aos 75 minutos, mais duas substituições de Pep Guardiola, colocando Nico O'Reilly e o brasileiro Savinho nas vagas de Rico Lewis e Phil Foden.
Aos 78 minutos, nova finalização dos Blues, com Akanji arriscando de fora da área, mas a bola passou à direita da meta do goleiro Ramsdale. Pouco depois, na pressão nos minutos finais, Rúben Dias apareceu bem para cabecear firme para o gol, mas Ramsdale espalmou com estilo para evitar que a rede balançasse.
Na reta final, o City intensificou a pressão no St Mary's Stadium. Aos 90, o egípcio Omar Marmoush, que havia entrado no lugar de Kovacic, dominou dentro da área e mandou um foguete, que explodiu no travessão do goleiro Ramsdale. Aos 91, bom cruzamento de Kevin De Bruyne, mas a cabeçada de Haaland saiu fraca, sem levar perigo para os donos da casa.
E foi isso no St Mary's Stadium, em uma tarde de muito sol e um empate frustrante para o Manchester City na costa sul da Inglaterra.
Com o empate, o City permanece na 3ª colocação na tabela da Premier League, com 65 pontos em 36 rodadas, mas pode ser ultrapassado por Newcastle ou Chelsea, ambos com 63 pontos e que se enfrentam neste domingo, 11/05, no St James’ Park.
Com apenas dois jogos restantes na Premier League, o City agora tem como sua próxima missão a grande final da Copa da Inglaterra, em Wembley, no próximo sábado, dia 17/05. O adversário é o Crystal Palace e a bola às 16h30 (Portugal), 12h30 (Brasil).
SOUTHAMPTON: Ramsdale, Bree, Harwood-Bellis, Bednarek, Stephens, Welington, Ugochukwu, Downes, Fernandes, Dibling e Kamaldeen.
Reservas: McCarthy, Manning, Sugawara, Wood, Smallbone, Aribo, Archer, Steward e Onuachu.
CITY: Ederson, Lewis, Akanji, Dias, Gvardiol, Kovacic, De Bruyne (C), Bernardo, McAtee, Foden e Haaland.
Reservas: Ortega Moreno, Marmoush, Grealish, Doku, Nico, Gundogan, Savinho, Nunes e O'Reilly.