Glorioso 1904
·25 May 2025
Desfeita para Paulo Bernardo: Celtic de ex Benfica perde a Taça de forma amarga

Glorioso 1904
·25 May 2025
Acabou por ser um final de temporada amargo para Paulo Bernardo, depois do Celtic ter falhado a conquista da Taça da Escócia. Na noite de sábado, 24 de maio, os católicos, que contaram com a titularidade do antigo jogador do Benfica, foram a jogo mas perderam a Taça para o Aberdeen, que venceu o caneco na lotaria das grandes penalidades (4-3, depois de um empate a 1-1).
Numa partida em que o Celtic mostrou mais domínio e controlo ao longo dos 90 minutos, a partida ficou marcada pela falta de eficácia de ambas as formações. Ao intervalo, a equipa do ex Benfica seguia na liderança do marcador, graças a um autogolo de Alfie Dorrington, à passagem do minuto 29.
No segundo tempo, a equipa de Brendan Rodgers voltou a assumir o controlo da partida, mas sentiu grandes dificuldades para encontrar o caminho do segundo golo. Tal como tinha acontecido nos primeiros 45 minutos, um golo na própria baliza voltou a ser o centro dos acontecimentos, só que, desta vez acabou por ‘roubar’ a vantagem aos católicos, que viram Kasper Schmeichel a igualar o marcador, aos 83 minutos.
Havendo a necessidade de um vencedor, a partida seguiu para o prolongamento, onde nenhuma das equipas encontrou o tão desejado golo. Cumpridos os 120 minutos de jogo, a decisão foi para as grandes penalidades, onde o Aberdeen levou a melhor sobre o atual campeão da liga escocesa. Na lotaria dos penáltis, o Aberdeen foi mais eficaz e não desperdiçou nenhuma oportunidade, já o Celtic desperdiçou duas oportunidades.
Com o resultado final a ditar o triunfo Aberdeen na Taça da Escócia, a equipa rival acabou com a hegemonia dos católicos, que tinham vencido as duas últimas edições da prova doméstica. Depois de ter conquistado o tetracampeonato nacional, a equipa do ex Benfiquista falhou assim a oportunidade de conquistar a dobradinha pela terceira época consecutiva.