Glorioso 1904
·7 April 2025
Duarte Gomes avalia João Pinheiro no Porto - Benfica: "Erro de avaliação"

Glorioso 1904
·7 April 2025
O Benfica saiu do Dragão com uma goleada no bolso, depois de vencer o Porto por 4-1, no Clássico a contar para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Além da festa do futebol e de muitos golos à mistura, o que não faltaram foram casos que se verificaram ao longo dos 90 minutos. Duarte Gomes, antigo árbitro, analisou os acontecimentos que marcaram o Clássico.
Para começar, o antigo juiz internacional assumiu que João Pinheiro, árbitro da AF de Braga, teve bom jogo de cintura e conduziu bem uma partida que iria sempre ser complicada: “João Pinheiro assinou noite muito positiva no Dragão, sem erros de maior, numa partida sempre exigente e de emoções fortes”.
De seguida, Duarte Gomes falou sobre o golo inaugural do Benfica, apontado por Pavlidis logo no primeiro minuto. Sobre o lance, o comentador do jornal 'A Bola' apontou um erro do juiz assistente, que foi prontamente corrigido pelo VAR: “Erro de avaliação do árbitro assistente em lance rápido, bem corrigido após intervenção do VAR: no momento do passe de Akturkoglu, Pavlidis estava em posição legal. Foi bem validado o golo inaugural da partida para o Benfica”.
Aos 10 minutos do encontro, Fábio Vieira procurou ganhar falta contra Florentino e Duarte Gomes ‘aplaudiu’ a avaliação da parte de João Pinheiro: “Fábio Vieira rodopiou e caiu, provocando contacto físico com Florentino que estava parado, com posição ganha não cometeu qualquer infração. Apesar da queda do médio, o lance foi bem analisado”.
Já na 2.ª parte, um dos casos que causou maior agitação foi o alegado penálti que ficou marcar. No entanto, o antigo juiz acabou por ‘ilibar’ a postura de Samuel Dahl: “Cruzamento de Francisco Moura foi desviado pelo braço esquerdo de Dahl, com a bola a sair pela linha de baliza. O sueco tinha os braços junto ao corpo e em posição defensiva natural. Lance legal na área dos lisboetas”.
Num encontro sempre complicado como é um Clássico, Duarte Gomes assumiu que João Pinheiro esteve sempre bem ao longo do encontro. “João Pinheiro, numa partida sempre complicada, acabou por sair com nota muito positiva”, completou. Segundo Duarte Gomes, o juiz da partida mereceu nota 8.
Live