
Central do Timão
·12 May 2025
Em nota, Corinthians se posiciona sobre veto da FPF a jogos noturnos no Parque São Jorge

Central do Timão
·12 May 2025
Na tarde desta terça-feira, 12, o Corinthians publicou nota oficial sobre o veto determinado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) a jogos noturnos no Parque São Jorge. Nas últimas semanas, a quantidade de refletores apagados no estádio, durante partidas do time feminino, chamou atenção de torcida e imprensa, acarretando na medida tomada pela entidade.
A interdição ocorreu no último dia 9, logo após a estreia das Brabas no Campeonato Paulista, onde goleou por 4 x 0 o Red Bull Bragantino. Durante o jogo, foi possível identificar que menos de 25% dos refletores da Fazendinha estavam acesos, prejudicando a iluminação do estádio para torcida e atletas.
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O portal Meu Timão já tinha adiantado, em apuração publicada há alguns dias, que o problema teria se agravado nos últimos meses por conta das fortes chuvas em São Paulo, que teriam prejudicado a estrutura elétrica que alimenta os refletores, já bastante antigos. Nesta terça-feira, o Corinthians confirmou essa alegação na nota, explicando ainda que um “plano de ação técnica” foi enviado à FPF detalhando o que o clube pretende fazer para resolver a questão e derrubar o veto.
As medidas incluem um “plano emergencial”, não explicado pela nota, cujo intuito seria garantir uma “estrutura básica” para a realização dos jogos noturnos no local. Além disso, o Corinthians também afirmou que trata a questão com “prioridade e espírito colaborativo”. A nota não cita prazos ou um cronograma para acompanhamento das medidas propostas.
Confira abaixo o texto completo da nota do Corinthians:
“Na última semana, o Sport Club Corinthians Paulista recebeu determinação da Sra. Marina Tranchitella, diretora de segurança, infraestrutura e VAR da Federação Paulista de Futebol, limitando o uso do estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, aos jogos disputados no período de iluminação natural, dadas as falhas no sistema de iluminação artificial do estádio.
O clube já acompanhava a gradativa deterioração dos componentes, acelerada nos primeiros meses de 2025 com as fortes chuvas que atingiram a capital paulista durante o verão. Neste cenário, o Corinthians tem traçado planos técnicos e financeiros para a substituição completa da estrutura de luzes, substituindo as atuais por outras mais modernas, condizentes, por exemplo, com as utilizadas na Neo Química Arena, referência em iluminação entre os estádios do país.
Ainda no final da última semana, foi enviado para a Federação Paulista de Futebol um plano de ação técnica que detalhou, passo a passo, as medidas previstas pelo clube para a adequação e, consequentemente, liberação do estádio para jogos noturnos. Na sexta-feira (09), uma equipe especializada em componentes como os utilizados atualmente na Fazendinha foi recebida no clube para uma avaliação mais abrangente do atual estado dos refletores e definição de um plano emergencial para que, ao menos, a estrutura básica seja atendida durante o período de substituição da iluminação do estádio.
O Sport Club Corinthians Paulista reitera que trata esta questão com prioridade e espírito colaborativo. Também reforça que não medirá esforços para oferecer, o quanto antes, as melhores condições para a realização de partidas noturnas no estádio.”
Veja mais: