Ex-Inter dispara contra técnicos estrangeiros: “São usados como bengala” | OneFootball

Ex-Inter dispara contra técnicos estrangeiros: “São usados como bengala” | OneFootball

Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·31 March 2025

Ex-Inter dispara contra técnicos estrangeiros: “São usados como bengala”

Article image:Ex-Inter dispara contra técnicos estrangeiros: “São usados como bengala”

Em entrevista ao UOL, realizada ainda na época em que Dorival Júnior estava à frente da seleção brasileira, o ex-jogador e técnico do Inter Dunga fez duras críticas à presença de treinadores estrangeiros no futebol do país.

Para o ídolo do Internacional e campeão mundial em 1994, os “gringos” têm servido como uma espécie de muleta para os dirigentes brasileiros, que recorrem a eles como solução fácil para problemas estruturais.


OneFootball Videos


“É uma bengala do futebol brasileiro. Tu quer resolver os teus problemas, tu traz um treinador estrangeiro e tu resolveu”, disparou Dunga.

Ele aponta que, na CBF, a busca por um novo comandante para a seleção já começa com uma lista de nomes internacionais, evidenciando essa dependência.

O ex-volante, no entanto, faz uma ressalva: não é contrário à contratação de estrangeiros, desde que tragam benefícios reais.

“Eu não sou contra treinador estrangeiro porque eu fui jogador estrangeiro. Jogador, treinador estrangeiro tem que fazer diferença e tem que deixar um legado pro futebol brasileiro. Quando eles saírem daqui, a gente tem que ter aprendido alguma coisa com eles”, argumentou.

Dunga, que também dirigiu a seleção entre 2006 e 2010 e depois iniciou o ciclo da Copa do Mundo de 2018, sugere que o impacto desses profissionais deveria ir além de resultados imediatos, contribuindo para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

A declaração reacende o debate sobre a valorização de técnicos locais e o papel dos estrangeiros no cenário nacional, em um momento de transição na CBF.

View publisher imprint