Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela | OneFootball

Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·25 October 2024

Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela

Article image:Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela

Lado emocional de Quenda, ala do Sporting, foi gerido com cautela

|


OneFootball Videos


Geovany Quenda tem sido um dos destaques na temporada do Sporting. Filipe Çelikkaya, em entrevista ao jornal A Bola, falou sobre o processo de desenvolvimento do jogador e referiu que o lado emocional do atleta teve de ser gerido com cautela dadas as constantes subidas e descidas de escalão a que o jogador foi sujeito.

“Surpreendeu, até porque nós tínhamos muito bem definido aquilo que queríamos para cada um dos jogadores e o Quenda sempre foi um jogador em que nós tivemos muita cautela na sua exposição. Inicialmente, passa de sub-17 para sub-23, no qual já apresentava rendimento para ser utilizado na equipa B, mas nós não arriscámos demasiado cedo para não existir esta subida e descida de escalão do jogador para termos cuidado com a sua parte emocional”, explicou o técnico.

Adicionou, ainda sobre Quenda que “trabalho sobre talento vai dar bom resultado. E ele tinha apresentado, ao longo do tempo, muitas características que nos poderiam descansar sobre o seu futuro. Gostava de aprender, de ouvir, tinha um grande desejo de vitória, sentido coletivo e desenvolvia rendimento, porque falamos muitas vezes do potencial desses mesmos jovens jogadores, mas se não apresentarem rendimento não podem ter espaço numa equipa B, ou mesmo numa equipa A”.

O processo passava depois para as mãos do técnico: “Depois, naturalmente, o Rúben Amorim, dentro daquilo que é o seu contexto, que é um contexto de rendimento de alto nível, com a sua chamada, ao longo do tempo conseguia avaliar muito bem aquilo que ele valia: se estava abaixo da média dessa mesma equipa, se estava dentro, se estava acima da média. Portanto, fico muito satisfeito por isso. Não só por ele, mas também pela família dele e também pelo cuidado que nós tivemos no seu crescimento dentro do Clube".

Filipe Çelikkaya falou ainda sobre outro jogador a quem augura “um futuro muito risonho”, mas que ainda não explodiu: “O Afonso Moreira tem muita qualidade. Identificámo-lo nos juvenis e ele salta dos juvenis diretamente para a equipa B e joga a equipa B como júnior do primeiro ano. Também foi uma grande decisão que tivemos. Mas que neste momento tem jogadores também naquela posição na equipa A que não lhe permite ascender com maior facilidade”.

View publisher imprint