Leonino
·25 May 2025
Exclusivo Leonino - Varandas pode forçar jogadores da equipa A do Sporting a jogar na Liga 2

Leonino
·25 May 2025
Futebol
Neste Exclusivo Leonino, o nosso jornal avança que Frederico Varandas pode forçar os jogadores do Sporting a alinhar na segunda divisão do futebol português
|
O Sporting conseguiu uma dupla conquista em 2024/25: além do bicampeonato, a equipa B conseguiu a promoção à Liga 2. No entanto, esta subida pode ter consequências desagradáveis para alguns jogadores, uma vez que o Presidente dos leões pode forçar jogadores da equipa principal a alinhar na segunda divisão do futebol português, como avançamos neste Exclusivo Leonino.
A equipa B do Sporting conseguiu a subida à Liga 2, o segundo escalão do futebol nacional, após uma travessia de sete anos na Liga 3. Os jovens verdes e brancos consumaram uma ascensão muito ambicionada no Clube de Alvalade, que traz um maior nível competitivo. Passam a jogar, a partir do próximo ano, numa liga profissional.
Essa é a grande diferença em relação à Liga 3, e um fator que pode ter várias consequências no plantel da equipa principal. Ao contrário do que acontecia quando a equipa B estava na terceira divisão, vários jogadores do Clube podem agora ser forçados a dar um passo atrás e representar a formação secundária dos leões.
Isto porque a Liga 2 trata-se de uma liga profissional, ao contrário da Liga 3. Muitos jogadores tem cláusulas nos seus contratos que os obrigam a jogar em ligas profissionais caso isso seja requerido, o que significa que, na próxima temporada, existe a possibilidade de vermos alguns jogadores do Sporting dar um passo atrás e representarem a equipa B, caso seja necessário.
Esta medida não é inédita. Tanto no Sporting, como noutros emblemas, já aconteceu com jogadores afastados do grupo, ou a voltarem de lesão, serem relegados à equipa B de forma a ganhar ritmo competitivo - Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Shikabala, Jefferson, Fito Rinaudo ou Islam Slimani que, com uma idade já avançada, foram 'dar uma perninha' à turma secundária na altura em que a equipa estava na Segunda Liga. Esse cenário volta, agora, a ser uma realidade possível no Clube de Alvalade