Coluna do Fla
·23 January 2025
Coluna do Fla
·23 January 2025
Representando a ascensão no cenário mundial, refletida na força da Nação e no crescimento contínuo das receitas, o Flamengo segue fazendo história. Em levantamento da empresa de auditoria econômica ‘Detroite’, que elaborou a lista dos 30 clubes de futebol mais endinheirados do planeta, o Rubro-Negro aparece como o único time das américas.
No relatório divulgado nesta quinta-feira (23), o Flamengo compõe a listagem que tem o Real Madrid (ESP) de Vinicius Júnior na primeira colocação. Logo na sequência, aparecem Manchester City (ING) e Paris Saint-German (FRA), em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Vale mencionar que o estudo da ‘Deloitte’ avalia três tipos de receitas dos clubes. São elas: matchday (ingressos para a temporada e bilheteria), direitos de transmissão (incluindo participações em ligas e competições) e comercial (marketing e patrocínios).
Único time das américas no ranking, o Flamengo tem receita estimada em 198,2 milhões de euros. Um fato marcante nesta trajetória do clube rubro-negro fora de campo gira em torno do processo de recuperação financeira, iniciado em 2013. Desse modo, tal ‘virada de chave’ é reconhecida como o maior case de reestruturação financeiro-administrativa de um clube de futebol na história do continente.