Coluna do Fla
·24 January 2025
Coluna do Fla
·24 January 2025
Depois da saída de Gabigol para o Cruzeiro, o ataque passou a ser uma das prioridades do Flamengo no mercado da bola. A diretoria rubro-negra buscou o possível substituto na Europa, mais precisamente na Inglaterra, mas teve a investida recusada. O alvo foi o paraguaio Julio Enciso, de 21 anos, do Brighton (ING).
Nos últimos dias, o Flamengo sondou a contratação de Enciso e quase abriu negociação para contratação por empréstimo. Porém, o estafe do jogador não viu com bons olhos um retorno para a América do Sul. Assim sendo, o paraguaio acabou cedido por seis meses para o Ipswich Town (ING), que briga contra o rebaixamento na Premier League. O atleta foi anunciado no novo clube nesta quinta-feira (23).
Na temporada, Enciso tem 16 jogos e um gol pelo Brighton. Atualmente, o jogador é figura frequente nas convocações da Seleção do Paraguai e disputou a Copa América e os Jogos Olímpicos no ano passado. Com a camisa alvirrubra, são 23 partidas e dois tentos.
O atleta analisado pelo Flamengo é tratado como uma promessa do futebol sul-americano, Enciso é oriundo das categorias de base do Libertad (PAR), terceiro maior time do Paraguai (atrás de Olimpia e Cerro Porteño). Depois de brilhar em 2022, quando fez 11 gols e três assistências em 17, o Brighton efetuou a contratação.
No entanto, o paraguaio não conseguiu se destacar no clube inglês, onde atua desde a temporada 2022/23, e agora aposta na retomada vestindo a camisa do Ipswich Town nesta segunda metade de época da Premier League. Já o contrato com o Brighton é válido até junho de 2026.
Sem Enciso, o Flamengo partiu para a contratação de Juninho, único reforço do clube até o momento. Além disso, o Rubro-Negro mira zagueiros (Danilo e Vitão) e volante (Jorginho). O caso do atleta da Juventus (ITA) é o mais avançado, e a conclusão do negócio pode acontecer nos próximos dias.