Nosso Palestra
·21 May 2025
Garcia avalia futuro após empréstimo, fala sobre experiência em Portugal e dá dicas para Palmeiras enfrentar Porto: ‘Se impor’

Nosso Palestra
·21 May 2025
O lateral-direito Gustavo Garcia, emprestado do Palmeiras ao Nacional, de Portugual, se despediu do clube após uma temporada de destaque na Liga Portuguesa. O vínculo do jogador com o clube vai até 30 de junho.
Apesar do bom desempenho do lateral-direito de 23 anos, o Nacional não teve condições financeiras de contratar Garcia em definitivo. O NOSSO PALESTRA apurou que clubes de Portugal e da Turquia realizaram sondagens e prometeram avançar na próxima janela de transferências
Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, Garcia destacou a passagem pelo futebol do país lusitano e afirmou que irá retornar ao Brasil para discutir junto ao Palmeiras o futuro. O jogador tem contrato com o Verdão até o fim de 2027.
– Vim com um pensamento muito positivo para Portugal, que era fazer o meu melhor, não só como atleta mas sim como pessoa, e isso me ajudou bastante mentalmente. Agora, retornando ao Brasil, vou analisar todas as situações junto com os meus empresários e com o Palmeiras, que é com quem tenho contrato, para definir o meu futuro.
Os números ajudam a explicar o destaque de Garcia nesta temporada do Campeonato Português. Na temporada 2024/25 do torneio, desde julho de 2024, ele disputou 33 das 34 partidas da equipe na competição, sendo 31 como titular, e deu três assistências, liderando o time no quesito. Ele também se destacou em dribles, desarmes e grandes chances criadas. Veja os números do jogador.
– Foi um ano chave na minha vida. Na verdade, não só na minha, mas de toda minha família. Foi uma temporada onde adquiri experiências novas dentro e fora de campo. Graças a Deus, pude me adaptar rápido no futebol português e isso ajudou bastante. Vinha trabalhando muito dia após dia para quando a oportunidade aparecesse eu pudesse me manter firme e confiante para demonstrar o que sei de melhor. Desde então, tem dado certo. Então, acredito que foi um ano de muito aprendizado, muito positivo para mim.
Garcia foi negociado pelo Palmeiras após a chegada de Giay, vindo do San Lorenzo, da Argentina na janela de transferências do meio do ano. Além do argentino, o Verdão conta também com Marcos Rocha e Mayke e traçou um planejamento para a subida de Gilberto aos profissionais na próxima temporada.
Mais experiente após o período em Portugal, Garcia explicou ao NP o amadurecimento e a adaptação no futebol do velho continente.
– Saio do Palmeiras com grandes ideias, de grandes treinadores, que fizeram parte da minha trajetória, e pude trazer comigo esse conhecimento para Portugal, onde, no começo, foi um pouco complicado na parte tática, que é um estilo diferente do Brasil. Mas consegui me adaptar bem, juntei as ideias e fui muito feliz tanto na parte defensiva quanto ofensiva para ajudar a equipe, que era meu maior objetivo.
O Nacional de Funchal, time português do jogador palmeirense, terminou a temporada na 14ª posição, com 34 pontos conquistados na Liga de Portugal e conseguiu fugir da luta contra o rebaixamento. A equipe duelou duas vezes contra o Porto, adversário do Verdão na Copa do Mundo de Clubes, com vitória por 2 a 0 no turno e derrota por 3 a 0 no returno. Garcia esteve presente nos dois duelos e analisou o adversário alviverde.
– Vai ser um momento muito importante para o Palmeiras, que é um clube que entra para vencer em todas as competições que disputa, seja contra quem for. Tenho certeza que sairão com um resultado bem positivo. Sobre o Porto, é uma grande equipe, como todos sabem, que também entra para fazer um grande campeonato, mas a dica que eu daria pensando no Palmeiras é que independente de quem esteja do outro lado, seja o Porto ou qualquer outro time, é necessário se impor dentro de campo, como o Palmeiras vem demonstrando nesses últimos anos, ganhando títulos e fazendo história.
Antes de ser emprestado, Garcia defendia o Palmeiras desde os 12 anos – ele chegou ao clube em 2014. O jogador teve sua primeira chance no profissional em 2021, já com Abel Ferreira no comando. Ao todo, foram 32 partidas em quatro temporadas e a saída após atuar somente cinco vezes no primeiro semestre de 2024.
Garcia em ação pelo Nacional, de Portugal (Foto: Divulgação)