![Icon: Central do Timão](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2020/1/1580332384134-Corinthians_Central_do_Tim_o.jpeg)
Central do Timão
·15 February 2025
Há 110 anos, o Corinthians entrava em campo pela primeira vez com sua camisa listrada; relembre
![Article image:Há 110 anos, o Corinthians entrava em campo pela primeira vez com sua camisa listrada; relembre](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fcentraldotimao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fcorinthians-jogou-com-camiseta-listrada-em-1915_v.jpg)
Central do Timão
·15 February 2025
Um importante capítulo da história do Corinthians, fundamental para a construção da imagem do clube enquanto agente de mudanças sociais, combate a preconceitos e defesa da popularização do futebol, completa 110 anos nesta sexta-feira, 15. Em 14 de fevereiro de 1915, entrava em campo pela primeira vez o uniforme listrado do Time do Povo, considerado por muitos torcedores o mais importante do clube.
A criação do manto alvinegro foi uma forma de protesto contra a Liga Paulista (LPF) e a Associação Paulista de Football (APEA), que impediram o Corinthians de atuar nos dois campeonatos daquele ano. A exclusão do Timão se deu por inúmeros motivos, mas o principal deles era a luta do clube pela inclusão dos excluídos e pela popularização do futebol brasileiro.
Foto: Divulgação / Corinthians
A exclusão do Alvinegro foi uma forma de tirar o então clube de operários, que lutava pela popularização do futebol brasileiro, de cena. Naquele ano, o Timão tentou inscrever o primeiro jogador negro de sua história, Davi, mas a tentativa foi negada pela LPF. A APEA, então, convidou o Corinthians a disputar seu campeonato e a equipe aceitou. Com isso, o Timão saiu da LPF e tentou ingressar na nova liga, porém foi barrado pela entidade. O Timão ainda tentou voltar para a LPF, mas sem sucesso.
Assim, o Alvinegro, campeão paulista invicto em 1914, ficou sem disputar nenhum jogo oficial em 1915. A única coisa que restou ao clube foi promover partidas amistosas durante todo o ano. E em um desses jogos, no dia 14 de fevereiro de 1915, a vitória contra a Caçapavense por 2 x 1 marcou a “estreia” de um uniforme diferente, com a camisa corinthiana sendo preta com listras brancas.
Pioneiro, o Corinthians também foi o primeiro clube filiado à Liga Paulista a ter um jogador negro no elenco, de nome Davi como já mencionado, que não conseguiu ser inscrito. Na época, a Liga Paulista de Futebol rejeitou o pedido corinthiano. Cabe lembrar que fazia apenas duas décadas que a abolição da escravatura fora decretada, o que ajuda a entender o racismo exacerbado no futebol daqueles tempos, modalidade majoritariamente das elites.
Um dos primeiros e poucos clubes a receber jogadores negros em seu plantel, Com isso, apenas em 1919 o Corinthians conseguiu inscrever de fato um jogador negro para disputar o Campeonato Paulista: Asdrúbal Cunha, conhecido como Bingo. Esse foi apenas um dos vários desafios e regras inusitadas enfrentados pelo Corinthians no início de sua história, impostos sobretudo pela Liga Paulista, pelo fato de ser um clube de origem humilde e operária, que lutava pela popularização do futebol brasileiro diante das equipes consideradas de elite.
Veja Mais:
Corinthians busca ampliar bom retrospecto histórico diante da Portuguesa em confronto pelo Paulistão
Live