Zerozero
·9 April 2025
Kochorashvili: «A minha psicóloga proibiu-me de falar de futebol com os meus pais»

Zerozero
·9 April 2025
Giorgi Kochorashvili, já oficializado como reforço do Sporting para a próxima temporada, participou num evento relacionado com a saúde mental no desporto. O médio atualmente ao serviço do Levante abordou a sua experiência com acompanhamento psicológico e a sua relação com o futebol profissional.
«Comecei a ter acompanhamento psicológico em 2021, porque não estava a desfrutar como quando era criança e era isso que queria sentir. Sai do mau país muito jovem e sentia que os meus pais dependiam do meu êxito. Era um fardo de pressão enorme e constante. Quando chegava a casa só falava de futebol, até que a minha psicóloga me proibiu de falar de futebol com os meus pais», disse, no relvado do Ciutat de València.
«Passei a falar apenas do meu quotidiano, o que é algo libertador. Hoje em dia é determinante trabalhar a parte mental quando estás bem, não apenas quando te sentes mal. É determinante partilhares aquilo que estás a pensar, sempre. Quem me acompanhou voltou a dar-me vida. Sinto que neste momento consigo controlar muito bem todos os momentos. Também houve uma época em que passei algum tempo lesionado, mas usei a meditação e a recuperação mental para ultrapassar esses problemas.»
Os 25 anos, Kochorashvili leva sete temporadas no futebol sénior, sempre no futebol espanhol. O internacional pela Geórgia está atualmente a viver a melhor temporada da carreira, com seis golos e quatro assistências no segundo escalão espanhol, motivando o investimento de 5,5 milhões de euros do Sporting