Portal dos Dragões
·25 February 2025
Ljubomir Obradovic: “Estamos aqui para agradecer a Pinto da Costa”

Portal dos Dragões
·25 February 2025
No camarote presidencial do Estádio do Dragão, a antiga tricampeã mundial de estrada prestou homenagem a “uma personalidade forte” e “uma figura que ficará para sempre associada ao FC Porto”, um sentimento que também foi partilhado pelo icónico guarda-redes e treinador de hóquei em patins, que não quis faltar a “uma justa homenagem ao presidente mais titulado do mundo”. Representando a modalidade de andebol, o treinador heptacampeão nacional entre 2009 e 2015 revelou que, a partir de agora, “o coração bate de forma diferente”, enquanto o capitão da equipa expressou que “existe um antes e um pós-Jorge Nuno Pinto da Costa”.
Franklim Pais
“Estou aqui há 40 anos como jogador, treinador e agora como dirigente, e foi sempre o meu presidente, que nos acompanhou ao longo destes anos. Esta é uma justa homenagem ao presidente mais titulado do mundo. Ele revolucionou completamente o FC Porto. Acompanhei-o como jogador em tempos difíceis, em que o FC Porto não conquistava títulos no hóquei, e, em conjunto com o senhor Ilídio Pinto, conseguimos lutar a nível nacional e internacional pela maior parte dos títulos. A maioria dos sócios que acompanharam o FC Porto ao longo destes anos não puderam estar presentes no funeral e no velório, e agora estão aqui para uma justa homenagem no primeiro jogo após o seu falecimento.”
Ljubomir Obradovic
“Estou a visitar Portugal, a minha outra terra, e sempre mantive uma boa relação com o senhor presidente Jorge Nuno Pinto da Costa durante seis anos. Hoje é um dia especial e fui convidado a estar presente neste jogo de futebol que é importante e com casa cheia. A vida dele foi dedicada ao futebol e a outras modalidades que também apoiou bastante. Ele esteve presente em muitos jogos importantes no pavilhão. Portanto, estamos aqui para lhe agradecer. O coração bate de forma um pouco diferente, mas é a vida e temos de continuar.”
“O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa foi sempre uma figura presente no FC Porto. Existe um antes e um pós-Jorge Nuno Pinto da Costa. Ele conseguiu transmitir a todos, atletas, treinadores e dirigentes, o que é ser Porto, e o espírito de luta que aqui se vive intensamente todos os dias. O presidente sempre esteve presente nos jogos importantes, transmitindo-nos uma força extra. Para nós, foi sempre um privilégio contar com um dirigente do seu peso e da sua glória, que nos ajudou a conquistar tantas vitórias.”
Aurora Cunha
“Agradeço o convite para estar presente neste momento tão emocional e de recordação para todos nós portistas, que foi a partida de Jorge Nuno Pinto da Costa. Recordo que fui uma figura importante nas primeiras conquistas, nos primeiros títulos e nas primeiras medalhas de ouro que ganhei para o presidente. Sinto-me orgulhosa e emocionada, pois é sempre triste perder alguém que fez história e que continuará a ser recordado. Era uma personalidade muito forte. Trabalhei com Jorge Nuno Pinto da Costa durante 19 anos, 19 anos em que vesti a camisola azul e branca. Por sua causa, não fui para o Benfica em 1985, mas sempre recordarei as boas memórias que tenho dele e o que aprendi, pois sempre tive acesso ao seu gabinete. Ele estará sempre nos nossos corações e, de facto, ainda não conseguimos acreditar que ele partiu, mas prestaremos sempre homenagem a ele. É uma figura que ficará eternamente associada ao FC Porto.”