Luciano marca cedo e São Paulo vence Guarani para chegar motivado em clássico contra o Corinthians | OneFootball

Luciano marca cedo e São Paulo vence Guarani para chegar motivado em clássico contra o Corinthians | OneFootball

Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·24 January 2025

Luciano marca cedo e São Paulo vence Guarani para chegar motivado em clássico contra o Corinthians

Article image:Luciano marca cedo e São Paulo vence Guarani para chegar motivado em clássico contra o Corinthians

Festa tricolor: tabu contra o Bugre em casa está mantido (Paulo Pinto/SPFC)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


OneFootball Videos


Após dois meses e oito jogos, o São Paulo reencontrou o caminho da vitória.

Na noite desta quinta-feira (23), em duelo válido pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista, não foi um primor de atuação. Mas com inteligência, sabendo se dosar fisicamente, o Tricolor fez o suficiente para superar o Guarani por 1 a 0, no Morumbi.

Pela primeira vez o torcedor são-paulino pôde conferir em sua casa o quadrado mágico atuando junto. Mas com uma alteração: Luciano substituiu Ferreirinha, montando assim a formação esperada e que não foi testada na pré-temporada nos EUA, com Oscar jogando pela meia-esquerda, como fazia na China.

O efeito prático da alteração foi deveras rápido. Logo aos 2 minutos, após troca de passes justamente pelo lado canhoto do campo, Alisson saiu livre na linha de fundo e cruzou na medida para Luciano se jogar na bola e empurrar com um verdadeiro golpe às redes, abrindo o placar.

Tão questionado quanto idolatrado, o camisa 10 mais uma vez se mostra decisivo. Foi dele todos os gols marcados até aqui no ano pelo clube do Morumbi.

A vantagem deu ainda mais tranquilidade para o São Paulo cadenciar o jogo e fazer a sua administração física. No campo, Lucas pedia para diminuir a pegada. E assim foi feito, ante um adversário que parecia inofensivo.

Não que o Guarani não tenha tentado. Pelo contrário. O time do interior avançou suas linhas, passou a marcar o Tricolor na saída de jogo e conseguiu até equilibrar as coisas. Mas faltou qualidade para criar chances mais objetivas de marcar.

Mesmo assim, melhor não correr riscos. E Luis Zubeldía testou mudanças de movimentação na frente. Lucas e Oscar inverteram os lados. E quase o camisa 8 marca aos 21, quando em uma jogada pela direita cruzou (ou chutou) fechado e quase surpreendeu o goleiro bugrino.

A balançada no cômodo sistema defensivo do Guarani surtiu efeito e o São Paulo retomou o domínio total da partida. As chances apareceram. Alan Franco desviou cruzamento em jogada ensaiada e faltou o companheiro no segundo pau para empurrar com a meta livre. Pouco depois, foi a vez de Lucas fazer o cabeceio no veneno e exigir grande aparição do goleiro visitante.

Era pouco e aos 40, mais uma vez o São Paulo apareceu com perigo. Após a zaga dos campineiros afastar mal um cruzamento, Luciano pegou no veneno de primeira e quase ampliou o placar.

Na volta do intervalo, com mudanças pensando mais em poupar as peças para o clássico do final de semana, o ritmo caiu. Mesmo assim o São Paulo continuou criando. Calleri e Igor Vinícius tiveram boas chances perdidas. E do outro lado, o Guarani teve sua melhor chance no jogo em uma pixotada de Arboleda ao tentar afastar o perigo.

Aos 29, o primeiro grande momento são-paulino no jogo, Lucas novamente cabeceou bem e exigiu boa defesa de Gabriel após tabela rápida em velocidade do Tricolor pelo meio.

O que já era ruim piorou para o Guarani aos 31, quando o VAR apontou uma cotovelada de Titi em Calleri. O zagueiro acabou expulso e com um a menos, a coisa caminhava para um final tranquilo ao São Paulo. E assim foi, com o time dominando a posse de bola e cadenciando o jogo, de forma até pragmática, para garantir a vitória. Chance concreta mesmo só um lance de Ferreirinha no último minuto, acertando a trave após receber passe enfiado em posição duvidosa.

O resultado deixa o São Paulo com quatro pontos, na segunda colocação do Grupo C, atrás do Noroeste pelos critérios de desempate. O Tricolor tem um jogo a menos que seus adversários de chave.

Agora, embalado pelo resultado desta noite, o São Paulo volta a campo às 18h30 (de Brasília) de domingo (26), para o clássico contra o rival Corinthians, novamente no Morumbi.

View publisher imprint