Gremistas
·11 May 2025
Mano Menezes revela conversa e indica motivo para queda de João Pedro no Grêmio

Gremistas
·11 May 2025
O técnico Mano Menezes ainda não completou um mês desde seu retorno ao comando do Grêmio, mas já trabalha nos bastidores para entender a queda de rendimento de jogadores que, até pouco tempo, eram considerados peças-chave da equipe. Um dos exemplos é o lateral-direito João Pedro, que atualmente perdeu a posição para o jovem Igor Serrote.
Após o empate em 1 a 1 com o Bragantino, no último sábado, Mano revelou que teve uma conversa com João Pedro sobre o assunto. O jogador relembrou o desempenho do time em 2023, quando vivia seu melhor momento no clube. Naquela época, o Grêmio contava com atacantes que seguravam mais a bola no campo ofensivo, facilitando a chegada dos laterais ao ataque — algo que não ocorre atualmente.
“Semana passada estava conversando com o João Pedro. A gente vai conversando, tentando encontrar respostas. Ele me disse: ‘professor, a gente tinha (em 2023) um time que rendia muito e isso para os laterais é valioso’. Claro que é valioso, porque a jogada dá o tempo e confiança para o lateral chegar e apoiar”, explicou Mano.
O treinador completou dizendo que a falta dessa confiança impacta diretamente na tomada de decisão dos laterais. “Quando o lateral começa a perder essa confiança, porque a bola vai e volta com muita velocidade, ele não vai mais (ao ataque) pois sabe que vai tomar bola nas costas e ser cobrado por essa parte defensiva. Então, o processo é esse mesmo”, afirmou.
João Pedro, antes titular absoluto, ficou fora das três últimas partidas. Igor Serrote assumiu a posição e vem se consolidando como titular. Na atual temporada, João Pedro soma 17 jogos e apenas uma assistência. Para efeito de comparação, em 2024 o lateral participou diretamente de nove gols da equipe.
Neste cenário, o Grêmio avalia a contratação de um novo lateral-direito para a próxima janela de transferências, conforme publicado pelo Gremistas.net. João Pedro tem contrato até dezembro e, até o momento, não há tratativas para renovação.