DomíniodeBola
·23 January 2025
DomíniodeBola
·23 January 2025
A sanção decorre de declarações dirigidas ao árbitro Fábio Veríssimo, após o apito final da partida contra o Gil Vicente, que terminou com a derrota dos dragões por 3-1, na 18.ª jornada da Liga Portugal.
O avançado espanhol Samu Aghehowa, do FC Porto, foi punido com um jogo de suspensão pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol.
De acordo com o relatório do árbitro, Samu terá proferido a frase:
“Vieste aqui para nos f…”
No entanto, a defesa apresentada pelo jogador contradiz esta versão. Segundo as alegações, Samu, que ainda se expressa predominantemente em espanhol, teria dito:
“Parece que nos quieren mal, joder!”
O FC Porto argumentou que a expressão em espanhol não tem conotação ofensiva e é frequentemente usada como interjeição para demonstrar frustração ou irritação.
O CD analisou as alegações apresentadas, mas concluiu que não havia elementos suficientes para contrariar o relatório oficial do árbitro. Assim, a punição de um jogo de suspensão foi confirmada, com base no entendimento de que a expressão usada constitui “injúrias e ofensas à reputação”.
O comunicado detalha que, apesar das explicações fornecidas, não foi possível refutar o relato do árbitro:
“Os relatórios oficiais gozam de credibilidade probatória reforçada. Não foram apresentados elementos que permitissem contestar a factualidade descrita.”
Samu ficará de fora do próximo jogo da equipa, num momento de pressão adicional para os dragões, que enfrentam mudanças estruturais após resultados negativos recentes.