
Central do Timão
·24 February 2025
[Opinião] Todo cuidado é pouco: a busca pela consistência no Corinthians
![Article image:[Opinião] Todo cuidado é pouco: a busca pela consistência no Corinthians](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fcentraldotimao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fagenciacorinthians-foto-233049-scaled.jpg)
Central do Timão
·24 February 2025
Há uma frase que todos nós já ouvimos em algum momento da vida: “Todo cuidado é pouco”. Geralmente, vem de alguém que quer nos alertar sobre algo ou alguém. Trata-se de um gesto de sugestão para que o ouvinte ou leitor abra os olhos e os ouvidos. É uma frase que se aplica ao momento do Corinthians.
Que este é o melhor começo de temporada em muito tempo, não há como discutir. Mas também não há como relaxar com os bons resultados que vieram, mesmo quando as atuações não foram tão boas assim. O ano é longo, há muitos jogos e campeonatos, e, se quiser brigar por algo, o relaxamento não é o caminho certo.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Há, no Corinthians, hoje, um clima de satisfação que se mistura ao bonito sentimento de pertencimento. Mas, para pertencer, é preciso fazer por merecer. Indiscutivelmente, o atual elenco se conectou à instituição e à torcida de forma simbiótica, mas só isso não é suficiente. É preciso manter o nível alto, algo que não aconteceu nas últimas três partidas do time no ano.
Contra a Lusa, é justificável que a atuação tenha sido abaixo devido ao time reserva. Mesmo tendo tido chances de vencer, o empate ficou de bom tamanho. Já no primeiro jogo da pré-Libertadores, com o time completo, não há justificativa. Era uma partida para vencer, convencer e resolver a classificação já nesse primeiro confronto, uma vez que os titulares estavam descansados e que o segundo jogo será antes das quartas de final do Paulistão. O adversário é muito inferior…
Contra o Guarani, mesmo jogando com o time reserva, era um jogo para manter o domínio o tempo inteiro, especialmente após o gol marcado por Romero. Com a entrada de cinco jogadores considerados titulares, era ainda mais necessário que uma reação acontecesse. Sobrou espaço, criamos chances, mas faltou a concentração necessária para empurrar a bola para o fundo das redes.
O Corinthians, mesmo obtendo bons resultados e se classificando bem para a próxima fase do estadual, sofre com lapsos de concentração durante os jogos. A intensidade cai, a qualidade diminui ainda mais e, devido a falhas individuais ou de setor, a equipe acaba sofrendo gols. O time entra em um estado de “já ganhou” ou “ganharemos a qualquer momento” que o impede de conquistar de fato a vitória no final. Isso precisa mudar.
Esses jogos precisam ser levados a sério para que a concentração volte ao nível necessário, ou o time sofrerá na fase eliminatória do Paulista, enfrentando adversários que jogarão com mais seriedade, além de ter dificuldades nos demais campeonatos, contra equipes superiores às enfrentadas até agora.
Todo cuidado é pouco!
Veja mais: