Portal dos Dragões
·28 March 2025
Pepê ainda não marcou ou assistiu em 2025

Portal dos Dragões
·28 March 2025
Pepê é um dos jogadores dos quais Martín Anselmi espera um desempenho elevado na fase decisiva do campeonato, na luta pelos primeiros lugares da Liga Betclic. O extremo, com 27 anos, destaca-se pela sua habilidade técnica e conhecimento tático, além de ter uma forte influência no balneário. Contudo, ultimamente, a sua performance não tem sido a melhor, refletindo-se no desempenho da equipa.
De facto, há 15 jogos que o internacional brasileiro não tem contribuído com golos ou assistências, o que corresponde a um período de três meses e meio. Após ter marcado cinco golos e realizado quatro assistências na primeira parte da época, o último passe decisivo de Pepê foi a 12 de dezembro do ano passado, na receção ao Midtjylland, na Liga Europa. Relativamente a golos, é necessário voltar a 24 de novembro, na derrota contra o Moreirense, que resultou na sua eliminação da Taça de Portugal.
Pepê contabiliza nove ações decisivas na presente temporada, um desempenho que está aquém do que alcançou nas três épocas anteriores ao serviço do FC Porto, especialmente nas duas últimas, onde foi crucial na linha ofensiva da equipa orientada por Sérgio Conceição. Na temporada 2022/23, participou diretamente em 15 golos, e na época anterior em 17.
Em relação ao número total de jogos, para evitar que esta seja a temporada com o menor número de presenças em campo, ou para igualar a sua época de estreia (42 jogos), Pepê precisa de participar em todos os jogos que restam no campeonato (oito), o que lhe permitiria terminar com 43 jogos.
Após uma lesão muscular que o afastou do campo por três semanas, o brasileiro esforçou-se para voltar a tempo de enfrentar o AVS, assim como Rodrigo Mora, demonstrando uma atitude de “valentia” e compromisso que foi bastante apreciada por Martín Anselmi. O extremo esteve perto de marcar no lance que resultou no golo de Mora e destacou-se em outros momentos, evidenciando a sua determinação em dar o melhor de si na fase final do campeonato.