MundoBola Flamengo
·7 February 2025
Rodrigo Caio se derrete ao Flamengo: 'Realização dos meus sonhos'
![Article image:Rodrigo Caio se derrete ao Flamengo: 'Realização dos meus sonhos'](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2023%2F12%2Frodrigo-caio-em-despedida-do-flamengo.jpg)
MundoBola Flamengo
·7 February 2025
Cercado de críticas no São Paulo, clube que o formou para o futebol, Rodrigo Caio conseguiu realizar os sonhos da carreira com a segunda camisa que vestiu, a do Flamengo. Foi o que disse o próprio jogador, que destacou não apenas os títulos conquistados com o Manto, mas também a união entre o elenco.
O zagueiro desembarcou no Rio de Janeiro em 2019 e participou de 60 jogos na temporada que terminou com os títulos de Carioca, Brasileiro e Libertadores, além do mágico futebol produzido pelo time de Jorge Jesus. Ainda permaneceu até 2023, quando se mudou para o Grêmio. No total, foram 150 duelos com a camisa do Flamengo.
Aos 31 anos, Rodrigo Caio se encontra sem clube após a saída do time gaúcho, pelo qual atuou apenas cinco vezes pelo time principal. Ao falar sobre o Flamengo, o defensor deixou claro o sentimento que nutre pela passagem no Rio de Janeiro, bem diferente do que viveu na época de São Paulo.
"Foi a realização de todos os meus sonhos de conquistas. Sempre deixei claro que meu maior sonho foi jogar no São Paulo e realizei. Infelizmente, não consegui ser campeão com a camisa do São Paulo. Acabamos ganhando a Sul-Americana, mas não joguei tanto nessa competição e saí pouco depois", explicou.
Além das conquistas em si, Rodrigo Caio fez questão de ressaltar a união do elenco. Segundo ele, todos estavam direcionados a um mesmo propósito, algo que foi vital na campanha que encerrou o longo jejum de títulos da Libertadores. O zagueiro destacou o período no Rubro-Negro como "espetacular".
"Fui para o Flamengo para fazer história, mesmo. Fico muito feliz de ter conseguido. Com ajuda dos meus companheiros, de todo o estafe montado. Sempre digo isso: foi escolhido a dedo, cada jogador, cada profissional. Quando você tem pessoas que se conectam, pessoas que têm o mesmo objetivo, pessoas que querem fazer história juntos, tudo conspira a favor. Nós construímos não só um time vencedor, mas uma família, um grupo muito forte, unido. E, em cima disso, vieram todas as conquistas. Sem dúvida, foram cinco anos espetaculares que passei dentro do Flamengo", completou Rodrigo Caio.
No total, Rodrigo Caio venceu 11 títulos pelo Mais querido: duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), três Cariocas (2019, 2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021). Ainda tem no currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa Sul-Americana pelo São Paulo, em 2012.