![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·29 January 2025
Roman Abramovich, antigo dono do Chelsea, é investigado por sonegação de impostos
![Article image:Roman Abramovich, antigo dono do Chelsea, é investigado por sonegação de impostos](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F01%2Froman-abramovich.webp)
Gazeta Esportiva.com
·29 January 2025
Nesta quarta-feira, novos documentos apontaram que Roman Abramovich, dono do Chelsea entre 2004 e 2022, teria uma dívida de £ 1 bilhão (cerca de R$ 729 bilhões) ao governo britânico. As investigações apontam que o oligarca russo sonegou impostos e os Blues podem estar no esquema feito pelo bilionário.
Conforme noticiou o The Guardian, Roman Abramovich utilizava fundos hedge (investimentos de alta rentabilidade, baseados em alavancagem) para conseguir sonegar possíveis impostos. Ainda na investigação, foi apontado que o oligarca utilizava paraísos fiscais nas Ilhas Virgens e no Chipre.
Os documentos a que o The Guardian teve acesso apontam que o império de Roman Abramovich se baseava em crimes fiscais. Além disso, foi descoberto que o Chipre é utilizado pelo oligarca para crimes financeiros desde o início do confronto de Rússia e Ucrânia.
No esquema de Abramovich, o oligarca utilizava pessoas próximas, como a sua mulher e um antigo diretor do Chelsea, Eugene Shvidler. Inclusive, Shvidler era melhor amigo do oligarca russo e, além de estar na frente dos Blues, também comandava as empresas de Roman.
A atual direção do Chelsea se negou a responder sobre qualquer acusação e espera as investigações tomarem um curso pelas autoridades. Atualmente, o estadunidense Todd Boehly é dono dos Blues. O empresário o comprou em 2022 por £ 4,25 bilhões (R$ 26,6 bilhões na época), após Abramovich ser forçado a vender o time.
Live