
Trétis
·26 de febrero de 2025
Athletico pouco cria, mas vence o Pouso Alegre e se classifica na Copa do Brasil

Trétis
·26 de febrero de 2025
Duas chances claras de gol, duas bolas na rede e pela quarta vez consecutiva com a “folha limpa”, do inglês clean sheet, que marca atuações sem gols sofridos. O Athletico venceu o Pouso Alegre por 2 a 0 em jogo que viu assistência de Kevin Velasco para o gol de Luiz Fernando que abriu placar completo pelo próprio colombiano, na segunda etapa.
O lateral-direito Dudu foi substituído no intervalo por concussão. Protocolo demanda, agora, que jogar passe uma semana sem treinar e fique em observação médica. O Furacão, porém, tem 11 dias antes de sua próxima partida.
O primeiro tempo contra o Pouso Alegre é comparável com o disputado contra o Azuriz, mas sem o susto da defesa de pênalti de Mycael em Pato Branco. O Athletico teve bons momentos nos primeiros minutos e, dessa vez, Luiz Fernando foi à rede quando esteve frente à frente com o goleiro Felipe (no jogo anterior, parou no arqueiro adversário). Atacante atleticano estava em posição de impedimento, não assinalada pela arbitragem que não contava com o apoio do árbitro de vídeo. Sequência do jogo viu o Furacão em bloco baixo e a bola com o Pouso Alegre, que finalizou apenas uma vez, de muito longe e para fora.
A melhora que ocorreu na segunda etapa contra o Azuriz, porém, não voltou a aparecer em Pouso Alegre. O Athletico tentou pressionar mais alto em determinado momento, mas manteve sistema defensivo com linha de seis e quatro jogadores no primeiro combate, que rouba poucas bolas, mas garante solidez. Criatividade se manteve ausente e o Furacão até os 30 do segundo tempo, quando 40 minutos depois o Furacão voltou a finalizar, com Velasco e para o fundo da rede. Cenário se manteve confortável, o Athletico não sofreu nos minutos finais e garantiu classificação.
A vitória coloca o Athletico na segunda fase da Copa do Brasil, para enfrentar Altos-PI ou Guarany de Bagé-RS. Confronto ocorre nesta quinta-feira (26), às 19h. Os comandados de Maurício Barbieri voltam a campo em 8 de janeiro, daqui 11 dias, para decidir quartas de final do Campeonato Paranaense contra o Azuriz, na Ligga Arena.
Melhor em campo: Kevin Velasco deu bonita assistência para o primeiro gol do Athletico e colocou o segundo na rede na segunda etapa. Confortável do meio para a direita, tem crescido em bom início.
Pior em campo: Fernando teve atuação honesta ao lado de sólida defesa do Furacão, mas ofensivamente errou mais do que acertou. Quando avança parece estar em território desconhecido, pouquíssimo apoia.
Destaque: Mesmo excessivamente defensivo em momentos, o Athletico saiu de cenário em que tomava gols em todos os jogos para uma sequência de quatro partidas sem bolas em sua rede.